sábado, setembro 27, 2014

Antevisão/Destaques: Programa 204

O Ruído Alternativo inaugura mais uma nova rubrica que pretende trazer de novo à rádio e aos ouvintes os discos - tesouros musicais e obras de arte para (re)descobrir. Uma emissão especial para ouvir amanhã à noite, a partir das 22h, na Tejo FM!

(1980) Censurados - Censurados

Na primeira hora de Ruído Alternativo teremos para ouvir na íntegra o álbum de estreia dos portugueses Censurados. No ano em que desapareceu João Ribas (também dos Ku De Judas e dos Tara Perdida), olhamos para a carreira do músico, sempre com este álbum marcante como pano de fundo, e discutimos a importância deste trabalho. Da política, com o cavaquismo em franca ascensão, ao modo como o punk era vivido e olhado na altura, Censurados é um dos primeiros discos punk que marcam toda uma geração portuguesa, com hinos e verdades que tocam a todos. Considerado, ainda hoje, muito actual e essencial para a música alternativa portuguesa, é aqui que os Censurados reclamam para si o papel de uma das vozes activas da Geração X. Um trabalho onde, também, João Ribas se começa a tornar 'na' figura de proa do punk nacional, mais tarde transformando-se - quase na sua totalidade - em toda a espinha dorsal do punk luso.

Carlos Montês

Já para a segunda hora ficou reservado o álbum de estreia, também homónimo, dos Iron Maiden. Este que é um disco essencial no boom da New Wave Of British Heavy Metal, apresentando ao público uma forma mais agressiva de abordar o heavy metal. Acaba também por ser um dos discos mais abrasivos da carreira da banda que mudaria progressivamente o seu som depois da saída do vocalista Paul Di'Anno, substituído por Bruce Dickinson. A formação é, de resto, outro dos aspectos fundamentais de Iron Maiden, já que este é também o único álbum gravado pelo guitarrista Dennis Stratton e um dos três gravados pelo saudoso Clive Burr atrás do kit. Este disco acaba também por ser um retrato do Reino Unido de 1980, numa altura em que a juventude respirava atitude punk e a cena política era dominada pelo governo da conservadora neo-liberal Margaret Tatcher. Para a posteridade ficaram, entre outros, temas como o hino à rebeldia "Running Free" e a complexa "Phantom Of The Opera", ainda hoje considerada por muitos a melhor composição dos Iron Maiden.

André Beda

(1980) Iron Maiden - Iron Maiden
 
Tudo isto, e muito mais, a não perder amanhã à noite. A partir das 22 horas na Tejo FM em 102.9 FM para toda a região do Ribatejo, Grande Lisboa e Zona Oeste. Ou para todo o mundo na emissão online em www.tejoradiojornal.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário