domingo, julho 18, 2010

Destaque: Pantera - "Vulgar Display Of Power"

A 25 de Fevereiro de 1992 era lançado para o mercado o sexto álbum dos Pantera.
Quando já passaram 18 anos da edição deste disco, o Ruído Alternativo faz a merecida homenagem a este trabalho, Vulgar Display Of Power.


Desde 1981 na estrada, os Pantera eram o uma banda que no início da sua carreira fazia algo de muito parecido com o heavy metal glamoroso que marcou aquela década. Porém, o aumento da preponderância do talento de Dimebag Darrel na música da banda e a entrada de um novo vocalista, de seu nome Phil Anselmo, viriam a revolucionar a orientação sonora dos Pantera.
Se Power Metal (de 1988) foi um sintoma e Cowboys From Hell (de 1990) foi a confirmação, então Vulgar Display Of Power é o disco que torna os Pantera numa das maiores bandas do mundo na altura. O sucesso destes discos e dos que se seguiriam fez dos Pantera a maior banda de heavy metal dos anos 90, numa altura em que o género já não tinha metade dos seguidores que tinha na década passada.
Impondo o seu groove metal às grandes massas, os Pantera protagonizaram algumas das melhores actuações ao vivo que uma banda de rock já fez, com entradas em palco de skate e convidados ilustres, como Andreas Kisser e Jason Newsted, à mistura. A juntar a tudo isto há ainda que referir a qualidade técnica de Vinnie Paul na bateria, Rex Brown no baixo e, principalmente, de Dimebag Darrel na guitarra e Phil Anselmo na voz. São, até hoje (e talvez para sempre), a maior banda de groove metal que já pisou o solo terrestre, uma vez que, para além dos Pantera e dos Machine Head, o género nunca foi massificado a nível mundial, apesar do grande nicho de fãs de bandas como Throwdown e Prong.
Destacado:
  • "By Demons Be Driven";
  • "A New Level";
  • "This Love";
  • "Fucking Hostile";

Sem comentários:

Enviar um comentário