domingo, dezembro 20, 2009

Destaque: Nine Inch Nails - "The Downward Spiral"

No dia 8 de Março de 1994, dois anos após a explosão mainstream do rock industrial com o sucesso de Nine Inch Nails e Ministry, a banda de Trent Reznor lançava The Downward Spiral, o segundo álbum de estúdio dos Nine Inch Nails, unanimemente considerado o melhor trabalho da banda e como um dos maiores álbuns do industrial rock/metal. O Ruído Alternativo faz a merecida homenagem a este trabalho e revisita-o 15 anos após a sua edição.

The Downward Spiral, concebido pelo único integrande permanente dos Nine Inch Nails, Trent Reznor, é hoje considerado o melhor trabalho da banda e um dos melhores discos de rock industrial de sempre, com êxitos como "Closer", "March Of The Pigs" e "Hurt", que até teve direito a ser gravada por Johnny Cash, cerca de um ano antes da sua morte. Este disco surge após aquele que foi o primeiro trabalho dos Nine Inch Nails com um grande impacto a nível de vendas - o EP Broken, de 1992, muitas vezes associado à explosão do rock industrial por todo o mundo - e é um trabalho conceptual ao longo do qual Trent Reznor nos conta detalhadamente a história da destruição de um homem.

Para a história ficam ainda os quatro discos de platina que The Downward Spiral conquistou nos Estados Unidos e ainda mais três conquistados no Canadá, bem como a polémica em torno do videoclip explícito gravado para promover o single "Closer" que, ainda assim, passou em alta rotação na MTV e contribuiu ainda mais para a difusão do rock industrial.

Destacado:

  • "Mr. Self Destruct";
  • "March Of The Pigs";
  • "Closer";
  • "Hurt";

Sem comentários:

Enviar um comentário