segunda-feira, outubro 05, 2009

Destaque: Pink Floyd - "The Dark Side Of The Moon"

No dia 10 de Março de 1973 o mundo assiste ao lançamento daquela que é considerada a "pedra preciosa" da carreira discográfica dos Pink Floyd.
Produto da genialidade de nomes como David Gilmour, Roger Waters, Nick Mason e Richard Wright, The Dark Side Of The Moon é hoje considerado o maior álbum de rock progressivo alguma vez editado.
O Ruído Alternativo faz a merecida homenagem a este trabalho e revisita-o 36 anos após a sua edição.

The Dark Side Of The Moon é, até agora, o nono álbum mais vendido de sempre em todo o mundo e mais do que isso é o álbum que abre caminho para uma carreira à escala mundial por parte dos Pink Floyd - é bom não esquecer que Wish You Were Here e The Wall são trabalhos posteriores a The Dark Side Of The Moon.

Não era, decerto, expectável que num álbum conceptual e com uma sonoridade completamente nova para a época estivessem algumas faixas que foram tão bem aceites nas rádios [casos de "Money" e "Time"], mas essa foi a grande alavanca para que o mundo conhecesse as reflexões da banda britânica acerca de temas tão presentes no quotidiano como tempo, dinheiro, loucura e morte. Como pano de fundo para as letras de Waters aparecia uma sonoridade mais tarde considerada como a ponte entre o blues rock e a música electrónica.

Se o início de carreira dos Pink Floyd influenciou os contemporâneos Genesis e Yes, é justo dizer que The Dark Side Of The Moon veio influenciar a música do português José Cid no final dos anos 70 e uma série de bandas que hoje podemos ouvir com frequência como Nine Inch Nails, Dream Theater e Opeth - o que só prova que a intemporalidade deste trabalho continua a despertar paixões pelo rock progressivo nos dias de hoje.

Destacado:
  • "Eclipse";
  • "Brain Damage";
  • "Time";
  • "The Great Gig In The Sky";

Sem comentários:

Enviar um comentário