domingo, dezembro 14, 2025

Obituário: NUNO RODRIGUES (1949-2025), fundador da Banda Do Casaco


Morreu Nuno Rodrigues. O músico, um dos fundadores da Banda Do Casaco, tinha 76 anos e faleceu hoje, Domingo, 14 de Fevereiro, no Hospital de Cascais, de causas desconhecidas.


Nuno Rodrigues
foi músico e também editor, tendo estado no conjunto Música Novarum (com quem lançou um EP, 1969) e com os Familu Affair (apenas um single, 1971), ambos de toada folk.

Em 1973, o lisboeta foi um dos fundadores da Banda do Casaco, ao lado de António Avelar Pinho. O grupo cedo se destacou como um dos mais vanguardistas do cenário musical português, misturando o rock progressivo e o jazz com a I e a música popular, mostrando uma veia política que os colocou no movimento da música de intervenção portuguesa, dominado por cantautores solistas. A sátira também fez parte deste grupo que integrou ainda: Celso Carvalho, António Pinheiro da Silva, Carlos Zíngaro, Né Ladeiras, Mena Amaro, Cândida Branca Flor e Gabriela Schaff

A Banda Do Casaco durou uma década, tendo Nuno Rodrigues tocado nos sete álbuns do grupo - de Dos Benefícios Dum Vendido No Reino Dos Bonifácios (1975) a Banda do Casaco Com Ti Chitas (1984).

O músico também compôs para vários artistas do Festival da Canção da RTP, a banda sonora para o programa televisivo da RTP "Fungagá da Bicharada" (1976) e produziu ainda para os Petrus Castrus, Tantra, UHF, António Variações, Xutos & Pontapés, GNR, Grupo De Baile ou Rui Veloso.

Dirigiu ainda editora Transmédia onde saíram álbuns de José Afonso, Júlio Pereira, Fernando Tordo, Luís Cília, Né Ladeiras, Peste & Sida e Tarântula.

Nos anos 1990 lançou a Companhia Nacional de Música (CNM), que tratava de distribuição e também de edição de música. E em 2016 editou o primeiro álbum a solo, Pérolas D'Alma, interpretando poemas de Florbela Espanca.

Sem comentários:

Enviar um comentário