Morreu Joseph Byrd. O músico norte-americano, que foi líder dos The United States Of America, faleceu aos 87 anos, de causas desconhecidas. A família preferiu partilhar a notícia só agora, confirmando que a sua morte aconteceu a 2 de Novembro.
Joseph Byrd foi a figura central dos United States Of America, uma banda formada em 1967 que foi várias vezes referenciada como uma das pioneiras na introdução de música electrónica, música concreta e avant-garde nas suas composições de rock psicadélico.
O único álbum de estúdio dos norte-americanos, o homónimo The United States Of America, saiu em 1968 e destaca-se pelo o uso de alguns dos primeiros sintetizadores e pela manipulação de fita, tendo transformado-se numa referência por esticar as fronteiras do rock e impulsionar o desenvolvimento da música experimental. O grupo, todavia, acabaria por terminar após a edição deste trabalho, devido a divergências criativas. Em 1969, já com a formação Joe Byrd And The Field Hippies, lançou outro influente disco, The American Metaphysical Circus; seguindo-se uma carreira como professor de música.
Destaca-se ainda na sua carreira: a criação dos sons para um robô do filme de ficção científica "Silent Running" (1972), creditado como inspiração para R2-D2 da franchise "Star Wars"; tendo ainda composto diversas bandas sonoras para filmes de cinema.
Resta mencionar que no arranque da sua vida musical Joseph Byrd estudou ao lado de outros compositores avant-garde, tais como John Cage e LaMonte Young; tendo ainda colaborado com Yoko Ono, com quem teve a sua primeira actuação ao vivo de sempre.

Sem comentários:
Enviar um comentário