Morreu Terry Reid, britânico que tinha 75 anos. O músico faleceu esta segunda-feira, 4 de Agosto, não se sabendo as causas da sua morte. Sabe-se, sim, que estava a angariar fundos para tratamentos de problemas de saúde, incluindo cancro. Reid foi apelidado de "superlungs (super-pulmões)" e ficou, entre outras coisas, conhecido por ter declinado ser frontman de Led Zeppelin e Deep Purple.
Terrance James “Terry” Reid nasceu em Inglaterra onde formou a sua primeira banda, os Redbeats. Este grupo acabou por fazer a primeira parte de Peter Jay And The Jaywalkers, para o qual foi convidado e com quem deixou um single gravado, em 1967, ano da sua separação. Em 1968 começou uma carreira em nome próprio, com álbum lançado nesse ano.
Reid foi quem sugeriu a Jimmy Page a contratação de Robert Plant e John Bonham aos Band Of Joy, uma vez que os Yardbirds de Page estavam separar-se. Terry tinha declinado o convite para a posição de vocalista dos futuros Led Zeppelin e anos mais tarde, em 2007, ao The Independent, afirmou que foi uma "combinação perfeita"; acrescentando que com ele ao leme "poderia ter sido um total fracasso".
Também os Deep Purple seduziram Terry para seu vocalista, com a saída de Rod Evans em 1969. Porém, Reid estava concentrado na sua carreira a solo, acreditando que a sua hora chegaria após uma actuação aclamada no primeiro festival de Glastonbury, em 1970, e a edição de River (1973). No entanto, este álbum (agora um clássico de culto) não foi apelativo o suficiente para a Atlantic Records o promover, mantendo assim Reid no underground por toda a sua carreira.
Nas décadas seguintes, Reid trabalhou na Califórnia, com um regresso aos álbuns em 1991, com The Diver. Já na primeira década deste século, voltou aos palcos com uma residência no The Joint (Los Angeles), que teve participações de amigos como Robert Plant, Keith Richards ou Bobby Womack - sobre o primeiro disse em palco que "poderia ter tido [a sua] vida". Em 2005, Terry fez uma digressão de consagração pelo Reino Unido, vendo depois vários artistas lançar versões da sua música.
Sem comentários:
Enviar um comentário