Morreu Bobby Whitlock, vocalista, teclista e co-fundador dos Derek & The Dominos. O músico faleceu no dia 10 de Agosto, aos 77 anos, na sequência de um diagnóstico de cancro.
Bobby Whitlock cedo ligou-se à música, tendo aprendido em jovem a tocar piano e órgão. Começou por gravitar junto da editora Stax Records, onde começou por conhecer e travar amizades com diversos músicos, acabando por ter pequenas participações na música desta editora.
As coisas começaram a ficar mais sérias quando criou o duo Delanye & Bonnie, ao lado de Delaney Bramlett, com quem em cinco anos de carreira lançou de seis álbuns de estúdio. Com as tours que este duo fez, Bobby acabou por conhecer uma série de músicos com quem haveria de cruzar-se mais tarde.
O músico norte-americano acabou por participar no álbum de estreia homónimo a solo de Eric Clapton, de 1970, bem como no terceiro a solo do ex-Beatles George Harrison, All Things Must Pass, também de 1970.
É ainda em 1970 que os Derek & The Dominos nascem, um grupo que inclui Bobby Whitlock, Eric Clapton, entre outros, e que apenas deixou um álbum de originais, Layla And Other Assorted Love Songs, no final de 1970, que foi um sucesso comercial e também junto da crítica. "Layla" e "Bell Bottom Blues" foram dois dos temas mais aclamados saídos deste disco; um clássico. A meio da escrita de um segundo álbum, os Derek & The Dominos dissolveram-se, em 1971, no meio de uma tensão e depressão que assolou o grupo de amigos que viu Duane Allman (da Allman Brothers Band, mas também dos Derek & The Dominos) falecer na sequência de um acidente de moto e Jim Hendrix falecer inesperadamente.
Quanto a Bobby Whitlock acabou por arrancar com a sua carreira a solo, com álbum de estreia em 1972, que conta ainda com mais seis discretos álbuns de estúdio; tendo ainda colaborado com outros artistas e até aparecido (embora não creditado) em Exile On Main St. (1972) dos Rolling Stones.
Sem comentários:
Enviar um comentário