segunda-feira, julho 28, 2025

Obituário: GEORGE KOOYMANS (1948-2025), fundador dos Golden Earring


Morreu George Kooymans, fundador, vocalista e guitarrista dos Golden Earring. O neerlandês tinha 77 anos e faleceu depois de ter sido diagnosticado com ELA (esclerose lateral amiotrófica), em 2021, que ditou a sua retirada da banda na altura.

George Kooymans fundou os Golden Earring em 1961, em The Hague (Países Baixos), com o baixista Rinus Gerritsen (então seu vizinho). O grupo acabou por se tornar na mais bem-sucedida banda holandesa, com destaque para êxitos como "Radar Love" ou "Twilight Zone". O músico deixa ainda uma curta carreira com álbuns a solo.

Os restantes membros dos Golden Earring estão a planear um espectáculo de despedida e de beneficiência, a 30 de Janeiro, em Roterdão, com os lucros a favor da investigação para a ELA.

sábado, julho 26, 2025

Emissões Especiais: 2025 - Revisão da Matéria

Foi em 2024, no ano passado, que inaugurámos estas Emissões Especiais e tencionamos mantê-las todos os anos como forma de fechar a temporada (sempre em Julho).

O Ruído Alternativo está fechado, como sempre, para férias durante o mês de Agosto e aproveitamos os últimos programas da temporada (mais ou menos alinhadas com o meio do ano) para o momento ideal de revisão da matéria dada - no que a novos álbuns de estúdio diz respeito.

Seguimos o diapasão do que a imprensa musical faz, cá dentro e lá fora, e trazemos assim um balanço com alguns dos mais importantes álbuns lançados nos primeiros meses do ano. 

Sendo assim, nos próximos dois podcasts olhamos para os primeiros sete meses do ano e regressamos a 30 álbuns (15 para cada um dos autores do Ruído - sem esquecer a produção nacional) do universo rock e metal que nos marcaram e que foram lançados neste período - sem qualquer tipo de compromisso em relação às contas do final do ano!

Uma Revisão da Matéria dada, com lições na próxima terça-feira e na próxima quinta-feira (29 e 31 de Julho, respectivamente)!

Boas audições!

A equipa,
Ruído Alternativo
André Beda & Carlos Montês

Mixcloud | Facebook | Instagram | DJs Ruído Alternativo | Linktree

terça-feira, julho 22, 2025

Obituário: OZZY OSBOURNE (1948-2025)


Morreu Ozzy Osbourne, vocalista e fundador dos Black Sabbath e dono de uma invejável carreira a solo. A notícia tem poucos minutos e está a ser citado pela Sky News britânica um comunicado da família que diz que o "príncipe das trevas" morreu "esta manhã, rodeado de amor e junto da família", aos 76 anos. Ozzy sofria há vários anos de doença de Parkinson e nos mais recentes o estado de saúde do músico debilitou-se ao ponto de ter cancelado sucessivamente vários concertos.

John Michael Osbourne nasceu em Birmingham e, apenas com 20 anos, fundou aquilo que viriam a ser os Black Sabbath. Esteve nos lançamentos clássicos do grupo e seria despedido em 1979, depois de em 1978 já ter tentado sair para seguir uma carreira a solo.

Essa carreira a solo arrancaria por uma série de acasos felizes: Don Arden, o manager dos Sabbath, arranjou um contrato para Ozzy com a Jet Records e enviou para junto dele a sua filha, Sharon, que seria a companheira do resto da vida de Ozzy. Inicialmente, a ideia era que Osbourne voltasse aos Black Sabbath, mas quando isso não aconteceu, outras hipóteses surgiram: um supergrupo com o guitarrista Gary Moore ou uma banda nova chamada Blizzard Of Ozz. A segunda opção vingou e a nova banda gravou o seu álbum de estreia homónimo, que a Jet Records lançou como sendo creditado a Ozzy Osbourne. Estava dado o pontapé de saída para uma enorme carreira a solo.

Ao longo das décadas, Osbourne ainda atingiu outros feitos: o Ozzfest, um festival que se tornou num franchise planetário e The Osbournes, o reality-show que entrava na sua casa e que mostrou a figura excêntrica do músico a toda uma nova audiência nos anos 2000.

Esta viagem com mais altos que baixos chega ao fim hoje, dia 22 de Julho de 2025, dia em que parte uma das figuras mais icónicas do mundo do rock e pioneiro dessa grande avenida que é o heavy metal. O seu último concerto, a despedida anunciada Back To The Beginning, foi há pouco mais de duas semanas, a 5 de Julho.

Podcast: Ruído Alternativo #725 (22-07-2025)


sábado, julho 19, 2025

Podcast: Extra #14 - Brian Wilson: Surfando Na Sua Obra E Mente (19-07-2025)

Uma das mentes mais perturbadas e mais faladas do mundo da música, mas também das mais geniais, desapareceu a 11 de Junho. Brian Wilson tinha 82 anos e deixou uma obra que vai perdurar por muitos anos. Hoje, e finalmente, é tempo do Ruído Alternativo prestar-lhe a devida homenagem.

Iniciou o seu percurso no California sound e na surf music (para a qual os Beach Boys contribuiram para uma segunda vaga, onde as harmonias vocais se juntavam ao reverb das guitarras da primeira fornada deste género); mas Brian Wilson mostrou querer ser maior do que o próprio grupo que fundou com os irmãos, primos e amigos, que só falava de carros, de miúdas, da praia e do surf.

Pet Sounds (1966) foi o primeiro sinal do seu talento (numa altura em que tinha abandonado as tours para se forcar na produção), mostrando todo o potencial da utilização do estúdio como ferramenta de criação musical. Estendeu a "wall of sound" de Phil Spector, "espicaçando" ainda, com esta obra-prima, o rumo dos Beatles. O atestado do tempo viria a dar ainda mais força à criatividade deste trabalho, mas a pressão externa e imediata para igual obra ou superior fê-lo cancelar os planos para Smile, um dos discos mais míticos da indústria musical. Foram precisas quase quatro década para ver esse Smile cá fora, já em nome próprio, um disco impactante e aplaudido pela crítica que deixará para sempre a dúvida: 'Como seria o monopólio dos Beatles se Smile tivesse saído em 1967 em vez de ter saído em 2004?...'

Neste Extra faremos um curto retrato da longa carreira de Brian Wilson, sem esquecer os maiores momentos da sua obra com os Beach Boys e a solo, que foram acompanhados por um estado frágil da sua mente, algo que o atormentou durante quase toda a sua vida... E não, não nos esquecemos de alguns tesouros escondidos do seu catálogo.


segunda-feira, julho 14, 2025

Obituário: DAVID "Viv Savage" KAFF (1946-2025), teclista dos Spinal Tap


Morreu David Kaff, ex-teclista dos Spinal Tap. O músico inglês, que se apresentava como Viv Savage nesta banda, tinha 79 anos e morreu pacificamente durante o sono no dia 11 de Julho.

O músico gravou somente para a banda sonora do filme This Is Spinal Tap, de 1984, cujo filme de comédia acompanha a tour norte-americana da banda de ficção, os Spinal Tap, referida como "uma das mais barulhentas de Inglaterra". O músico também participou no filme, tendo tido um destaque icónico nos créditos do mesmo.

Os Spinal Tap acabaram por sair mesmo dos ecrãs gigantes, a partir da década de 1990, mas David Kaff não acompanhou a banda de heavy metal nos discos seguintes e ao vivo.

Antes dos Spinal Tap, David começou a sua carreira numa banda de rock progressivo, os Rare Bird, entre 1969 e 1975, onde conseguiu alcançar o número 1 em Itália e France com o single "Sympathy", vendendo ainda mais de 1 milhão de cópias em todo o mundo (um tema que foi versionado por diversas bandas, inclusive os Marillion).

Kaff esteve ainda numa das sessões do álbum The London Chuck Berry Session, de Chuck Berry, de 1972.

quarta-feira, julho 09, 2025

Obituário: TIM CRONIN (1961/2-2025), fundador dos Monster Magnet


Morreu Tim Cronin, fundador dos Monster Magnet. O músico norte-americano tinha 63 anos e lutava desde o início deste ano contra a esclerose lateral amiotrófica (ELA), tendo falecido ontem, 8 de Julho.

Tim Cronin esteve na fundação da banda de stoner rock, em 1989, ao lado de Dave Wyndorf (vocalista e guitarrista) e do John McBain (baixista). Inicialmente foi baterista, mas acabaria por mudar-se para o baixo com entrada de Tom Diello para as baquetas - poucos meses antes da edição do EP homónimo dos Monster Magnet, em 1990, onde o músico gravou no baixo.

O músico acabou por sair do grupo ainda em 1990, pouco depois de terem assinado com a editora Caroline Records, mas este ainda faz parte dos créditos do álbum de estreia dos Monster Magnet, em Spine Of God de 1991, creditado como "Dope/ Lights/ Center Of The Universe" [nomes que iam mudando de disco para disco]. No entanto, Cronin ficou sempre ligado aos Monster Magnet, assumindo funções na sonoplastia, iluminação e produção de palco dos seus concertos.

Tim teve ainda passagem por outros projectos, tais como The Ribeye Brothers, Acid Reich, Daisycutter, Dog Of Mystery, Gallery Of Mites e Pinqui Phloid.

terça-feira, julho 08, 2025

Obituário: KEVIN RIDDLES (1956-2025), fundador e baixista dos Angel Witch


Morreu Kevin Riddles, baixista e fundador dos Angel Witch. O músico britânico faleceu a 4 de Julho (sexta-feira), com 68 anos, depois de uma batalha contra o cancro.

Kevin "Skids" Riddles foi um dos fundadores dos Angel Witch e esteve no grupo entre 1977 e 1982, tendo contribuido para o álbum de estreia homónimo dos Angel Witch, lançado em 1980. Este trabalho é reconhecido como um dos importantes para o desenvolvimento do metal britânico, estando inserido no movimento da New Wave of British Heavy Metal.

Depois da sua saída dos Angel Witch (onde tocou baixo, fez coros e ainda tocou teclados), Riddles fundou os Tytan onde lançou o também influente Rough Justice em 1985. Na sua carreira destacam-se ainda os Baphomet, projecto que fundou em 2021 com o proposito de homenagear o legado do álbum de estreia dos Angel Witch.

Podcast: Ruído Alternativo #721 (08-07-2025)

sábado, julho 05, 2025

Podcast: Extra #13 - Entre O Céu E O Inferno - Onde Param Os Sabbath? (05-07-2025)

Se estão a ler estas linhas no sábado dia 5 de Julho de 2025, fiquem a saber que é hoje! A grande festa de despedida dos palcos de Ozzy Osborne e, consequentemente, dos Black Sabbath, acontece onde tudo começou há mais de 50 anos: Birmingham.

Uma banda que deu tanto há música não podia caber em si própria: em algum momento todos os membros originais do grupo, à excepção de Tony Iommi, saíram e foram espalhar o seu talento para outras paragens. Este Extra parte exactamente desta permissa: fomos à procura das bandas que já não nos lembrávamos, dos feats. mais e menos óbvios e construímos uma amostra do universo onde navegaram ao longo dos anos os quatro membros originais dos Black Sabbath.



sexta-feira, julho 04, 2025

Obituário: LUÍS JARDIM (1950-2025), músico e produtor


Morreu Luís Jardim, músico, produtor, compositor e arranjador português. O músico, nascido na Madeira, faleceu no dia em que fez 75 anos, esta sexta-feira, 4 de Julho, de causas ainda desconhecidas.

Luís Jardim esteve no movimento ié-ié português, tendo integrado Os Demónios Negros na viola-ritmo, no início de década de 1960 - a sua primeira banda. No grupo, formado no Funchal, muito inspirado nos Beatles, gravou dois EPs Os Demónios Negros (1965) e Slow Down (1966)

O madeirense acabou por rumar para Inglaterra no virar da década, onde se firmou enquanto músico de estúdio, especialmente na percussão. Formou os Rouge (funk, soul e electrónica) e o mundo da produção abriu-se com Trevor Horn (Yes e Buggles), influente produtor da pop e electrónica britânicas.

No arranque dos anos 80 formou os Headache, grupo criado para concorrer à Eurovisão (1981) pelo Reino Unido, e é nesta década que o seu trabalho começa a dar frutos, com participação na percussão em grandes álbuns de electrónica, disco, soul e R&B de ABC, Frankie Goes To Hollywood ou Grace Jones (com esta última tocou ainda baixo). Pelo meio esteve ainda nos projectos Some Song e Peace Together, este último de angariação de fundos para jovens da Irlanda do Norte, ao lado de Peter Gabriel ou Sinead O'Connor.

Na década seguinte, 1990, está ao lado de Seal nos seus primeiros discos e transforma-se num requisitado músico de estúdio, uma vez confirmada a sua vertente de multi-instrumentista. Contam-se centenas de créditos (mais de 700) gravados em disco, com destaque para: Rolling Stones, Paul McCartney, David Bowie, Madness, David Gilmour, Duran Duran, Tears For Fears, Elton John, Björk, Marillion ou Pet Shop Boys, entre muitos outros.

Já em Portugal, Luís Jardim esteve ligado às carreira de Rui Veloso, João Pedro Pais, entre outros, tendo ficado conhecido do grande público com a sua participação no júri em programas de televisão como: Ídolos (SIC), Uma Canção Para Ti (TVI) e A Tua Cara Não Me É Estranha (TVI).