Morreu Douglas McCarthy, vocalista dos Nitzer Ebb. O músico inglês tinha 58 anos e faleceu a 11 de Junho, sem que ainda se conheça a causa da sua morte. Sabe-se que tinha sido diagnosticado com cirrose hepática no ano passado.
Douglas McCarthy fundou os Nitzer Ebb, em 1982, ao lado de Vaughan "Bon" Harris e David Gooday, na sequência da sua paixão pelo movimento post-punk e gótico britânicos.
O grupo foi um dos pioneiros da EBM (Electronic Body Music), um género musical virado para a pista, mas, no entanto, não deixou de tocar na música industrial, de tendência rock e metal, para lá da vertente puramente electrónica. Nestes campos com guitarras eléctricas, destacam-se três dos seus seis álbuns de estúdio: That Total Age (a estreia de 1987), Ebbhead (1991) e Big Hit (1995).
McCarthy lançou ainda música com outros projectos, como nos Fixmer/McCarthy, ao lado de Terrence Fixmer; colaborou com Alan Wilder dos Depeche Mode nos Recoil; e lançou um disco em nome próprio, Kill Your Friends, em 2012.
As duas últimas actuações dos Nitzer Ebb em Portugal foram em 2019, no festival Vilar de Mouros e no Lisboa Ao Vivo.
Sem comentários:
Enviar um comentário