Morreu Brian Wilson, para sempre baixista, teclista e líder "de facto" dos Beach Boys.
Wilson fundou os Beach Boys em 1961 e, no ano seguinte, tornou-se no primeiro artista pop da história a compor, escrever, produzir e tocar a sua própria música. "Surfin' USA" e "I Get Arround" foram apenas os primeiros sucessos de uma banda que espalharia a sua influência por muitos campos do rock e da pop. O álbum Pet Sounds, de 1966, para além de ser considerado o primeiro álbum conceptual, deu origem a subgéneros inteiros.
A carreira de Brian Wilson é também marcada por uma luta permanente com a doença mental, que começou bem cedo, mas foi sendo amplificada até ao início dos anos 90. Em 1988 iniciou uma carreira a solo em estreita colaboração com o seu psicólogo Eugene Landy - associação altamente controversa. Depois disso, no início dos anos 90, o fim do consumo de drogas ditou uma progressiva melhoria da sua saúde mental.
Brian Wilson tocou ao vivo até 2022 e passou por Portugal em 2016 para assinalar os 50 anos de Pet Sounds num concerto no Privamera Sound, no Porto. No ano passado ficámos a saber que lhe foi diagnosticada demência e não foi revelada a causa da sua morte, anunciada hoje, dia 11 de Junho de 2025, aos 82 anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário