Morreu Garth Hudson, multi-instrumentista e o último membro sobrevivente dos The Band. O canadiano faleceu durante o sono, esta terça-feira, 21 de Janeiro, aos 87 anos.
Eric "Garth" Hudson tocou órgão, sintetizadores, acordeão e instrumentos de sopro. Começou por tocar nos Hawks, que mais tarde viriam a desaguar nos The Band, formados em 1963. A banda acabaria por fazer suporte a Bob Dylan, com destaque para a tour eléctrica do músico de 1966 - tour esta que viria a estar na génese da criação dos álbuns Blonde On Blonde e Basement Tapes de Dylan.
Sem Dylan, o grupo lançou em 1968 a sua estreia, Music From Bing Pink, aos quais se seguiram mais seis álbuns até 1977 e outros três na década de '90, com seu regresso ao activo. Destaque ainda para o concerto de despedida do grupo, em São Francisco, em 1976, que foi a base para The Last Waltz, considerado um dos melhores filmes-concerto alguma vez feitos.
Hudson foi ainda um músico de sessão bastante requisitado, tendo gravado/tocado com Leonard Cohen, Neko Case, Elton John ou Lemonheads. Em 2001, Garth Hudson lançou o seu primeiro disco a solo, The Sea To The North; tendo antes, em 1980, lançado também a solo uma banda sonora para uma instalação artística do escultor Tony Duquette.
Sem comentários:
Enviar um comentário