No mês de Março do ano de 1991 era lançado para o mercado discográfico Gothic, o segundo álbum de estúdio dos Paradise Lost.
O Ruído Alternativo faz a merecida homenagem a este trabalho e revisita-o precisamente 19 anos após a sua edição.
Entre 1990 e 1995 é impossível falar de desenvolvimentos do heavy metal sem mencionar os Paradise Lost. A banda responsável pela criação quer do termo gothic metal [que provem do álbum Gothic], quer da sonoridade do mesmo [ao lado de outras bandas inglesas como Anathema e My Dying Bride], ditou durante a primeira fase da sua carreira as coordenadas evolutivas do doom metal até se transformar naquilo que hoje chamamos gothic metal.
O quinteto vindo de Halifax lançou assim, em 1991, um dos discos mais importantes da história do heavy metal moderno, um álbum onde músicas como "Gothic", "Eternal" ou "The Painless" viriam a influenciar inúmeras bandas góticas surgidas na segunda metade da década de 90.
Como se não bastasse, Gothic é ainda unânimemente considerado o primeiro disco de gothic metal alguma vez feito, o que faz com que a banda tenha fundado uma sonoridade nova, numa altura em que se pensava que já havia sido tudo inventado no heavy metal.
Destacado:- "Dead Emotion";
- "Rapture";
- "The Painless";
- "Gothic";
Sem comentários:
Enviar um comentário