Morreu Mark Volman, o norte-americano tinha 78 anos e faleceu ontem, sexta-feira, 5 de Setembro. O músico tinha sido diagnosticado com uma doença neurodegenerativa e relacionada com a demência em 2020, mas continuou em digressão mesmo após o diagnóstico.
Volman fica conhecido por ser um dos fundadores dos Turtles, em 1963 (um grupo que começou como Nightriders, depois Crossfires, passou por Tyrtles até "descansar" em Turtles). "Happy Together" foi o êxito que colocou os Turtles no estrelato, sendo ainda hoje o tema que todos associam à banda de folk rock e pop psicadélica.
Em 1970, e após outros êxitos (embora menores), o grupo terminou e Mark Volman assim com o seu companheiro Howard Kaylan tornaram-se membros dos Mothers Of Invention de Frank Zappa, onde acabaram por adoptar pseudónimos devido a retrições contratuais ainda dos tempos dos Turtles. Durante este período, Volman tocou em vários álbuns dos Mothers e ainda contribuiu para os coros do êxito "Get It On (Bang A Gong)" de T. Rex.
Na sequência de uma lesão de Zappa, Mark e Howard Kaylan tiveram tempo para criar o seu primeiro álbum enquanto Flo & Eddie (os seus pseudónimos), em 1972, de nome The Phlorescent Leech & Eddie, começando uma década onde criaram as bases para o rock cómico. Este duo continuou a trabalhar junto, tendo colaborado com Bruce Springsteen e começando ainda a fazer digressões enquanto Turtles a partir de 1983 - algo que se manteve até ao tempo actual, mesmo depois de Howard ter abandonado a estrada em 2018.
Conta-se ainda um processo judicial na história de Mark Volman que mudou o curso da história do sampling, uma técnica comummente usada no hip hop. Em 1989, o duo Volman e Kaylan descobriram a utilização de um sample (alguns segundos) da canção "You Showed Me" dos Turtles, que os levou a apresentar uma acção judicial no valor de 1,7 milhões de dólares, em 1991, contra os De La Soul. Esta é tida como a primeira vez que um grupo de hip hop foi processado pelo uso não creditado de outro músico. Fora dos tribunais, ambas as partes acabaram por chegar a acordo sem que valores tenham sido revelados.

Sem comentários:
Enviar um comentário