sexta-feira, julho 13, 2018

Emissão Especial: Vinnie Paul (1964-2018)

No próximo Domingo, 15 de Julho, o Ruído Alternativo presta homenagem a Vinnie Paul, baterista norte-americano falecido no passado dia  22 de Junho, aos 54 anos - uma homenagem que acontece na segunda parte do programa.

Vinnie Paul esteve ligado à música por mais de 35 anos e ficou para sempre associado à banda que fundou, os Pantera, mas ainda teve tempo para deixar a sua marca em outros projectos, aos quais daremos o devido destaque ao longo de uma hora de emissão.


Vincent Paul Abbott nasceu a 11 de Março de 1964, em Abilene, Texas, Estados Unidos da América. Filho de Jerry Abbott, escritor de canções ligado à música country, ele e o seu irmão, Dimebag, cedo enveredam pelo rock 'n' roll dos Kiss, banda da qual eram fãs acérrimos e lhes deu o mote para a formação dos Pantera, em 1981, quando ainda eram bastante jovens.

Entre 1983 e 1987 os Pantera lançaram quatro discos de forma independente e muito ligados ao som glam metal dos anos 80, todos eles produzidos pelo pai de Vinnie e Dimebag. Em 1990 dá-se o ponto de viragem na carreira da banda, com um contrato assinado com o selo Atco e com uma mudança em direcção a um som mais pesado e uma imagem mais casual. Cowboys From Hell (1990), Vulgar Display Of Power (1992), Far Bewond Driven (1994) ou The Great Southern Trendkill (1996) - todos eles são discos da fase de ouro dos Pantera, que por esses dias ascenderam ao trono do heavy metal.

Depois de anos de tensão no seio da banda, os irmãos Abbott declaram a morte dos Pantera, em 2003, e mudam-se para os Damageplan, projecto que no ano seguinte lançou o seu único álbum de estúdio, mas que para sempre ficará ligado à morte do guitarrista Dimebag Darrell, em palco, em Dezembro de 2004. Depois da morte do seu irmão, Vinnie Paul dedica-se à sua editora, a Big Vin Records, e mantém-se afastado dos palcos. É convidado a integrar o super-grupo Hellyeah, em 2006, e, depois de muita insistência, acaba por aceitar. Os Hellyeah lançaram o seu primeiro álbum em 2007 e desde então vinham a ser a banda à qual Vinnie Paul se dedicava, sendo que há rumores que apontam no sentido de ter gravado toda a bateria de um eventual novo trabalho do grupo.

Apesar das ainda escassas informações, Vinnie Paul faleceu no passado dia 22 de Junho, ao que tudo indica, durante o sono e na sequência de um ataque cardíaco. Foi enterrado ao lado do seu irmão, Dimebag, em Alington, no Texas, numa cerimónia que respeitou os desejos de privacidade da família, algo que também explica a falta de pormenores acerca da sua morte.

Este Domingo, o Ruído Alternativo mergulha no seu legado e nos seus projectos durante a segunda hora de programa, enquanto que a primeira parte será dedicada à Nova Música Portuguesa, ainda com espaço para uma entrevista com os Talea Jacta, banda que actuou recentemente no Cartaxo.

---

Ruído AlternativoDomingo22h-24h na Tejo FM (emissão online aqui).

Sem comentários:

Enviar um comentário