sábado, dezembro 23, 2017

Antevisão/Destaques: Programa 350

Em plena época natalícia e durante a tradicional ceia de véspera de Natal, chega mais um Ruído Alternativo em modo Colecção RA. Como a época é especial, também este programa o é, com dois álbuns dos Xutos & Pontapés para ouvir na íntegra em memória do ícone Zé Pedro: a estreia em LP 78/82 e ainda o inevitável Circo de Feras. Em baixo falamos um pouco sobre estes dois álbuns, que podem ouvir e conhecer um pouco melhor neste Ruído Alternativo:

---

(1982) Xutos & Pontapés - 78/82

“Da estrada ao estúdio, sem uma beliscadura”, foi sob este lema que António Sérgio levou para estúdio os Xutos & Pontapés em Abril de 1982.  Com "Sémen" banido da Rádio Renascença, o quarteto, então composto por Zé Pedro, Tim, Kalú e Francis, tinha construído uma solida reputação ao tocar (e muito) nos mais variados tipos de palco. Reunindo temas escritos nesta primeira fase dos Xutos, alguns ainda com letras do ex-vocalista Zé Leonel, 78/82 mostrava algo diferente do então chamado rock português: já não era o punk puro e duro dos Aqui D'el Rock e muito menos tinha a sensibilidade bluesy de Rui Veloso. Entravam em cena o post-punk, com quem os UHF também já "namoravam", e até alguns laivos de new wave - naquilo que foi um prelúdio do movimento que viria a ficar conhecido como 'Música Moderna Portuguesa'. No entanto, a emissora católica nacional voltaria a banir temas de 78/82, como "Avé Maria" ou "Mãe", e, numa altura em que a rádio tinha o papel de grande divulgadora de nova música, os Xutos viram-se sem uma poderosa arma de promoção. O álbum não vendeu o que os responsáveis do selo Rotação esperavam (editora independente que fechou portas ainda em 1982) e a banda começava uma relativamente longa travessia pelo deserto que levaria à saída de Francis da formação. Tudo viria a consertar-se a partir de 1986 e, como diz a sabedoria popular, tem de se começar por algum lado. E os Xutos & Pontapés começaram com um excelente disco que contém vários temas ainda hoje tocados ao vivo. 78/82 acaba por ser um produto do seu tempo e das circunstâncias do momento, mas sem sombra de dúvidas que é um senhor produto! 
 
AB
 
---
 
(1987) Xutos & Pontapés - Circo De Feras

O single "Remar, Remar" (1984) e o [mini-]álbum Cerco (1985) já traziam consigo alguns dados sobre o futuro dos Xutos & Pontapés: o sucesso estava à espreita. No entanto, ambos os trabalhos tinham sido assinados por editoras independentes, a Fundação Atlântica (de Pedro Ayres Magalhães e Miguel Esteves Cardoso) e Dansa do Som (braço editorial do Rock Rendez Vous) respectivamente. A banda passou 1986 a negociar com a EMI, mas foi a Polygram (hoje Universal) quem apostou nos Xutos. Tozé Brito esteve na primeira das duas noites históricas que o grupo teve no Rock Rendez Vous [31 de Julho e 1 de Agosto de 1986] - noites esgotadas -, tendo garantido aí os préstimos de uma banda pronta a explodir. Afinal, os Xutos & Pontapés já arrastavam multidões em 1986! No final desse ano foi só por mãos à obra e gravar as músicas - muitas delas já com rodagem ao vivo e garantia de sucesso comprovada. Carlos Maria Trindade (Heróis Do Mar) entra como produtor, o estúdio escolhido é um dos melhores da época e bastava clicar no botão rec... Assim que Circo De Feras saiu para as lojas, em 1987 - apesar da má escolha dos próprios Xutos como single de apresentação ("Sai P'rá Rua") -, as rádios rodam "Contentores", a crítica rende-se ao disco e as vendas falam por si: no final de '87 Circo De Feras já era Disco de Ouro, com mais de 20 mil cópias vendidas e os concertos dos Xutos aconteciam em todo o país. E apesar de terem muito por onde espremer e singles para tirar deste trabalho, a banda de Almada prefere gravar novo disco no final desse ano. Antes, grava nova música: um single que trazia o tema "Minha Casinha", que chega à platina com 50 mil unidades vendidas, e os Xutos & Pontapés explodem definitivamente no país. Estava feito o caminho para um novo disco, 88, que sai um ano depois, um trabalho também recheado de hinos que confirma e sublinha o bom momento do grupo. Em dois anos os Xutos escoaram todo o seu material 'que nem pães quentes', lançam ainda um triplo vinil ao vivo no final de 1988 que, consequentemente, ajuda também ao sucesso de Circo De Feras e assim este também alcança a platina... - estava criado um monstro. E apesar de Circo De Feras ter êxitos como "Contentores", "Não Sou O Único", "N'América", "Vida Malvada" e "Circo De Feras", o quinteto sempre esteve seguro quanto ao sucesso que o mesmo veio a alcançar. Foi uma época ímpar na carreira da maior banda de rock nacional que 20 anos depois esgotariam o Campo Pequeno por três vezes, num espectáculo à volta deste enorme Circo De Feras. É obra e não é para todos!
 
CM
 
---
 
Ruído Alternativo: Domingo22h-24h na Tejo FM (emissão online aqui).

Sem comentários:

Enviar um comentário