sábado, março 25, 2017

Colecção RA: The Velvet Underground & Nico - The Velvet Underground & Nico (1967) & Mão Morta - Mutantes S.21 (1992)

Este Domingo, o último do mês de Março, o Ruído Alternativo regressa às emissões de Colecção RA com dois discos que comemoram este ano datas redondas de aniversário: 50 e 25 anos. Dois influentes trabalhos de épocas bem distintas que marcaram gerações, um a nível planetário e outro a nível nacional. The Velvet Underground & Nico de 1967 e Mutantes S.21 dos Mão Morta de 1992 em grande destaque no próximo programa.

---

Em 1982 Brian Eno, conhecido produtor e músico, por exemplo, dos Talking Heads, afirmava que nos primeiros anos o álbum de estreia dos The Velvet Underground & Nico, lançado em 1967, vendeu 30 mil cópias e que cada um que o comprou formou uma banda. Este é um dos comentários mais marcantes sobre um disco que precisou de cerca de dez anos para ser compreendido. Vendou pouco, não entrou se quer no top 100 dos mais vendidos nos Estados Unidos da América, foi banido de rádio e revistas, os críticos deixaram-no passar, mas o seu conteúdo, modernidade e o quebrar de fronteiras perdurou. No passado dia 12 de Março comemoraram-se os 50 anos sobre o seu lançamento e amanhã, Domingo, recordamo-lo no programa. Um dos maiores capítulos da história da música no Ruído Alternativo.

CM

The Velvet Underground & Nico

---

A maior banda de culto nacional. À sombra de Deus. Os Mão Morta serão sempre uma das maiores referências da chamada música moderna portuguesa, com um percurso sempre guiado pela poesia e pela vontade de fazer diferente. Apenas ao quarto álbum chegaram às massas, muito por causa do sucesso de "Budapeste (Sempre A Rock & Rollar)" - aquele que continua a ser o maior single da carreira dos bracarenses. Mutantes S.21 comemora ao longo de 2017 o seu 25º aniversário, com os Mão Morta a prometerem uma tour nacional para assinalar a efeméride. Recusaram revisitar o disco por revisitar - isso é algo que todos fazem, dizem - e levam a palco um espectáculo com uma grande componente visual, com base na banda desenhada que acompanhou uma das edições em vinil de Mutantes S.21. Para já, o concerto especial está confirmado para dois festivais nacionais - Paredes de Coura e Bons Sons - com Adolfo Luxúria Canibal e companhia a prometerem mais datas em breve. A música e história do disco passam pelo próximo Ruído Alternativo em modo Colecção RA.
AB


Mão Morta

---

Ruído Alternativo: Domingo, 22h-24h na Tejo FM. Emissão online aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário