sábado, janeiro 28, 2017

Antevisão/Destaques: Programa 313

Amanhã o Ruído Alternativo faz regressar a rubrica de final de mês Colecção RA. Um programa no qual ouvimos duas influentes bandas que anunciaram concertos em Portugal. Aproveitamos assim para fazer ouvir e conhcer um pouco melhor Relationship Of Command (2000) dos At The Drive-In e Deep Purple In Rock (1970) dos Deep Purple, sobre os quais também falamos em baixo:


(2000) At The Drive-In - Relationship Of Command

Uma das mais importantes bandas do movimento post-hardcore tem concerto marcado para Portugal e aproveitamos a oportunidade, este Domingo, para invadir a sua história e ouvir aquele que é considerado o seu melhor disco. Para além de ser um dos discos da década, Relationship Of Command, o terceiro disco do At The Drive-In, é o resultado aprimorado do seu som que cresceu a pulso na cena underground dos Estados Unidos da América. A melodia e a agressividade andam de mãos dada num disco onde a lírica surreal e a explosão sonora são uma constante. "One Armed Scissor" é «o» tema deste disco que o alavancou para o sucesso e a banda para o mainstream. O álbum tem ainda outros motivos que merecem uma escuta atenta: a realidade à volta do grupo, a mistura de vários ambientes sonoros, uma melhor produção e ainda Iggy Pop como convidado de luxo, entre outras razões. Ficaram na história recente do rock mas várias circunstâncias, entre droga, acidentes, mudanças na formação, direções artísticas dispares e concertos demasiado violentos, deram o pontapé para um fim precoce. Foi no pico da sua popularidade que os At The Drive-In desistiram de continuar, não gozando o sucesso alcançado. O regresso, no ano passado, assenta-lhes muito bem.

CM

---

(1970) Deep Purple - Deep Purple In Rock

Em 1969 os Deep Purple tinham pouco mais que uma mão cheia de nada. Com três discos na bagagem apenas tinham conseguido um sucesso residual dos Estados Unidos com o single "Hush" - uma versão para o tema de Joe South. Na sua Inglaterra natal eram perfeitos desconhecidos. Ritchie Blackmore, John Lord e Ian Paice decidem então deixar os covers e avançar para um som mais pesado, substituindo no processo o vocalista e o baixista. Com as entradas de Ian Gillan e Roger Glover estava formada a famosa Mk2 que viria a conquistar o mundo na primeira metade dos anos 70. O primeiro capítulo dessa cruzada por este novo rock barulhento foi Deep Purple In Rock de 1970, o disco de "Speed King" e "Child In Time", que foi ainda impulsionado por um tema que não chegou a entrar no alinhamento, "Black Night". Entrou, com Led Zeppelin II dos Led Zeppelin e Paranoid dos Black Sabbath, na tríade de 1970 que colocou o termo heavy metal no léxico musical. O som trazia uma nova abordagem e as letras acompanhavam a evolução, falando de problemas reais da época como a guerra do Vietname. Tudo aconteceu sem romper com o legado deixado pelos primeiros nomes do rock 'n' roll, fazendo a homenagem a Elvis Presley e Little Richard logo no tema que abre o disco, "Speed King". Deep Purple In Rock foi um divisor de águas na evolução da música de guitarras e um disco que, naturalmente, merece ser revisitado nesta emissão, lembrando ainda que a versão actual da banda regressa este ano a Portugal.

AB

Ruído Alternativo: Domingo, 22h-24h na Tejo FM (emissão online aqui).

Sem comentários:

Enviar um comentário