sábado, julho 23, 2016

Antevisão/Destaques: Programa 291

O Ruído Alternativo está mais uma vez ao lado do Reverence Festival Valada e como já é habitual pega em dois dos grandes nomes do cartaz e escolhe dois discos para ouvir e dar conhecer este Domingo, quando Agosto e as férias se vislumbram no horizonte. Escolhidos: Damned Damned Damned (1977) dos The Damned e Floodland (1987) dos The Sisters Of Mercy. Vai valer a pena.

---

(1977) The Damned - Damned Damned Damned

A 18 de Fevereiro de 1977 fez-se história, a primeira banda de punk rock do Reino Unido lança o seu primeiro longa-duração, antes dos Sex Pistols, antes dos Clash. Eles são os The Damned que meses antes já tinham conseguido também lançar o primeiro single de sempre do punk rock britânico. Os londrinos tiveram uma grande estreia: "New Rose" tornou-se hino do género e "Neat Neat Neat" mostrou a velocidade que viria a influenciar o hardcore norte-americano depois de também terem sido a primeira banda de punk vinda do Reino Unido a fazer uma tour nos Estados Unidos da América. Mas estes feitos não tiveram um tradução palpável (vendas e dinheiro); conseguiram sim a eternidade e desbravaram caminho por terras de Sua Majestade. O seu segundo disco, depois de Damned Damned Damned, revelou-se um fracasso que levou ao fim precoce de uma banda que tinha como referências os Beatles ou os Stooges, mas havia muito por fazer após as várias convulsões. Os The Damned são os únicos sobreviventes entre Sex Pistols e The Clash, e continuam a ser referência mundial no rock. Trilharam pelo post-punk até se acomodarem no rock gótico - onde também foram dos primeiros. Todavia, no ano do punk, 1977, assinaram uma das mais importantes páginas da música com guitarras. Eis-los em breve em Portugal.
CM
---

(1987) The Sisters Of Mercy - Floodland

Em Outubro de 1985 os Sisters Of Mercy entraram numa encruzilhada: o baixista Craig Adams e o guitarrista Wayne Hussey saem da banda e deixam-na entregue ao vocalista Andrew Eldritch e à sua fiel drum machine Doktor Avalanche. Eldritch junta-se então à baixista Patricia Morrison para trabalhar num novo projecto chamado The Sisterhood, que lançou o disco de estreia em 1986 - um colossal falhanço. Mesmo que quisesse, o músico não conseguia deixar para trás o nome The Sisters Of Mercy e aquele que era para ser o segundo single do seu novo projecto, "This Corrosion", tornou-se no ponto de partida para um novo disco dos Sisters. Ainda com Patricia Morrison ao seu lado, apesar das suas contribuições em Floodland terem sido mínimas, Eldritch rodeou-se de sintetizadores e computadores. O rock orientado por guitarras de First And Always Last sofreu uma metamorfose e transformou-se num rock Wagneriano guiado por sintetizadores. Para além de manter a banda viva, Floodland foi um moderado sucesso comercial, bem recebido pela crítica e, mais importante que tudo isto, perdurou e influenciou uma geração de músicos. A prova disso é que "Lucretia My Reflection" e "This Corrosion" ainda se ouvem por aí.
AB
---
Ruído Alternativo: Domingo, 22h na Tejo FM.

Sem comentários:

Enviar um comentário