sexta-feira, março 11, 2016

Colecção RA: Mott The Hoople - "All The Young Dudes" (1972) & Rainbow - "Rising" (1976)

Infelizmente, 2016 tem tido um início trágico. Parte da geração do "baby boom" começa a desaparecer, quando esses músicos nos pareciam imortais - é lei da vida... Todavia, a sua música é eterna, e num ano em que já celebrámos a música de Lemmy Kilmister (Motörhead), logo após à música de Scott Weiland (Stone Temple Pilots), e a de David Bowie em Colecções RA, esta semana preparamo-nos para recordar a música de duas bandas que marcaram o rock à sua maneira. Teremos escalados, assim, dois discos para este Ruído Alternativo: All The Young Dudes (1972) dos Mott The Hoople, para recordar Dale Griffin, baterista do grupo britânico, e na segunda hora teremos Rising (1976) dos Rainbow, em memória de Jimmy Bain, baixista que tocou nesse disco, também do Reino Unido.

---

São claramente uma das bandas mais esquecidas dos anos 70, porém os Mott the Hoople deixaram para a eternidade, pelo menos, uma canção e um disco: "All The Young Dudes" e o álbum com o mesmo nome de 1972. É uma história de perseverança a do quinteto britânico que nasceu ainda na década de 60, deixando de 1969 até 1974 sete discos (um por cada ano, à excepção de 1971 em que lançaram dois num espaço de oito meses!). Até 1972, as coisas não foram fáceis: os Mott The Hoople têm uma estreia nos LPs bem recebida pela crítica e pelo público - sem terem um grande alarido -, mas logo ao segundo disco curvam-se para um som mais clássico e virado para o country que os afastou dos primeiros holofotes conseguidos. Depois das experiências hard rock iniciais - aplaudidas - tentaram ir por novos caminhos, e não deixaram memória a ninguém. E num espaço de três anos, até com dois discos lançados em 1971, perdem a confiança em si mesmos e chegam à beira do precipício - estiveram para acabar. Porém, houve um "Starman" que os salvou. Ziggy Stardust (aka David Bowie) era fã da banda, e junta-se a Ian Hunter (vocalista), Mick Ralphs (guitarrista), Verden Allen (organista), Pete Overend Watts (baixo) e Dale "Buffin" Griffin (baterista), fazendo deles um dos maiores sucessos da era glam rock da década de 70. Ofereceu ainda o seu maior trunfo - o tema que dá nome ao disco de 1972, e ganharam um espaço na história do rock 'n' roll. Dale Griffin desapareceu a 17 de Janeiro, e em sua memória passaremos a pente fino este clássico do glam rock.
CM

Mott The Hoople

---

Os primeiros anos de Rainbow deixaram um legado cujo reconhecimento só tem crescido com o passar dos anos. Começaram por ser o refúgio das experiências neo-clássicas do guitarrista dos Deep Purple Ritchie Blackmore, mas cresceram e transformaram-se em algo muito maior. Em  1976, ao segundo disco, reuniam na formação uma constelação de estrelas: Ronnie James Dio na voz, Blackmore na guitarra, Jimmy Bain no baixo, Cozy Powell na bateria e Tony Carey nas teclas. Com este alinhamento de luxo, os Rainbow provaram pela primeira vez o doce sabor do sucesso em Rising, disco que até passou meio despercebido no seio da própria banda na altura, mas que foi ganhando ao longo das décadas o estatuto de clássico intocável. A difícil convivência de Ritchie Blackmore com os colegas nos Deep Purple era algo já muito publicitado na época e, na sua própria banda, as coisas atingiram contornos ridículos, com Tony Carey a ser despedido múltiplas vezes antes do seu afastamento definitivo. O quinteto foi-se desfazendo com o passar dos anos. Em 1979 também Dio faz as malas e Roger Glover (outro ex-Deep Purple) entra para o posto de baixista, produtor e letrista, transformando os Rainbow numa das maiores bandas de rock dos anos 80. Em vez de peças épicas como "Stargazer" foram aparecendo singles bem menos complicados, como "Since You Been Gone". De qualquer forma, perduraram mais na memória e à passagem do tempo os anos 70 de ouro dos Rainbow, para reviver na próxima emissão - assinalando assim a morte de Jimmy Bain e o regresso do grupo ao palco.  
AB

Rainbow

---

Ruído Alternativo: Domingo, 22h na Tejo FM.

Sem comentários:

Enviar um comentário