sábado, março 26, 2016

Colecção RA: Jefferson Airplane - Surrealistic Pillow (1967) & Guns N' Roses - Appetite For Destruction (1987)

Parece não ter fim a lista de músicos que nos deixaram neste trágico início de ano. Ainda assim, nem tudo são más noticias na próxima edição da Colecção RA. Na primeira parte do próximo Ruído Alternativo fazemos a homenagem ao guitarrista Paul Kantner e a Signe Toly Anderson, dois membros originais dos Jefferson Airplane que nos deixaram no passado dia 28 de Janeiro. Em sua memória ouviremos Surrealistic Pillow de 1967. Já na segunda parte, boas notícias com o regresso de Slash e Duff McKagan aos Guns N' Roses, para uma reunião parcial da formação clássica da banda. Em audição estará o inevitável Appetite For Destruction de 1987.

---

A primeira das bandas da Bay Area de São Francisco a alcançar sucesso são os Jefferson Airplane. Com Surrealistic Pillow lançado no ano do rock psicadélico (1967) conquistaram o mundo com a sua mistura de LSD com a folk e o blues rock. A seu lado estavam bandas como os Grateful Dead, Big Brother And The Holding Company (de Janis Joplin) e Santana, que construiram o 'som de São Francisco' (da California) em plena época hippie. Os Jefferson Airplane ficariam para a história com este álbum clássico que foi empurrado pelos gigantes temas "Somebody To Love" e "White Rabbit". A banda esteve em todas e, para além de ter estado em três míticos festivais norte-americanos (Monterey de 1967, e Woodstock e Altmont de 1969), associaram-se ao movimento Summer Of Love, do verão de 1967. Este reuniu hippies nas grandes cidades dos Estados Unidos, do Canadá e na Europa criando um caldeirão fervilhante que mexia com a política, a droga, a música, o sexo e a criatividade, que alertou toda a população mundial. Um movimento que teve eco nos anos seguintes: apelou a mais igualdade, à aceitação de diferentes estilos de vida, à igualdade de géneros, à vida comunitária e ao amor livre. Esta foi uma época de ouro para os Jefferson Airplane em que estiveram no topo por alguns anos. Ficaram na história do rock. Amanhã homenagearemos dois dos seus músicos falecidos este ano.

CM

Jefferson Airplane

---
Depois de anos a fio em que ouvimos rumores sobre uma eventual reunião da formação clássica dos Guns N' Roses, em 2016 tudo se vai tornar realidade. Pelo menos em parte, com Duff McKagan e Slash já com o regresso confirmado ao grupo. Izzy Stradlin, por outro lado, está definitivamente de fora, não se sabendo ainda se Steven Adler vai aparecer em algum dos concertos já confirmados. O regresso de Axl Rose Slash e McKagan acontece nos dias 8 e 9 de Abril em Los Angeles e a 16 e 23 do mesmo mês como cabeças de cartaz da edição deste ano do Coachella. A este trio devem-se juntar os músicos que não deixaram os Guns N' Roses entretanto: o baterista Frank Ferrer, o guitarrista Richard Fortus, o multi-instrumentista Chris Pitman e o já histórico Dizzy Reed. Ainda que muitos não estejam contentes com a aparente não inclusão de Stradlin e Adler, está realizado o sonho de grande parte dos fãs da banda de Los Angeles de voltar a ver os Guns clássicos reunidos. No Ruído Alternativo fazemos a antevisão do enorme mês de Abril que espera a banda ao ouvir, em Colecção RA, o clássico dos clássicos do hard rock: Appetite For Destruction. A banda mais perigosa do mundo para ouvir e conhecer em pormenor na próxima emissão. 
AB

Guns N' Roses

---



Ruído Alternativo: Domingo, 22h na Tejo FM.

Sem comentários:

Enviar um comentário