sábado, janeiro 02, 2016

Antevisão/Destaques: Programa 262

A Colecção RA de Dezembro não aconteceu devido às emissões especiais que fecharam 2015 no Ruído Alternativo, como explicámos em artigos anteriores. Embora isso, não nos esquecemos da promessa, e eis que está mesmo aí à porta o programa que faz a devida homenagem a  Scott Weiland, músico que desapareceu no início de Dezembro passado, tido como uma das maiores vozes da sua geração. Primeira parte com Purple (1994) dos Stone Temple Pilots em destaque, e na segunda hora Contraband (2004) dos Velvet Revolver para conhecer.

---

 (1994) Stone Temple Pilots - Purple

A estreia Core de 1992 foi sempre olhada de lado pelos críticos devido à cópia descarada que apontavam ter sido feita, e nem "Plush" os demoveram. O sucesso foi grande, ainda mais quando se tratava de uma estreia e de um grupo que estava fora da cidade epicentro do grunge. Dois anos mais tarde a prova de fogo: Purple (1994) sai para a lojas, novamente com as mãos de Brendan O'Brien (que ficaria ligado ao grupo nos cinco primeiros álbuns), e aquilo a que se propuseram foi conseguido. Purple chega ao número um das tabelas norte-americanas (número um também noutros países, assim como outros tantos lugares cimeiros), os singles atingiram também lugares no topo das tabelas (incluindo dois números um, um por 15 semanas e outro por duas nos E.U.A.); e as vendas, só em quatro meses, ascenderam aos três milhões de cópias (totalizando mais de oito milhões até aos dias de hoje). Este é o primeiro trabalho onde liricamente são retratadas as relações tortuosas de Scott Weiland com as drogas (músico que se encarrega de todas as letras) enquanto musicalmente Robert DeLeo tornava o som dos Stone Temple Pilots pertinente e diferente em todo o grande oceano de bandas de rock/grunge/alternativo com sucesso em 1994, aos quais contribuíram também Dean DeLeo e Eric Kretz [Tiny Music... (de 1996) certificaria esse atestado de crescimento]. Purple é um álbum onde parte da desconfiança da imprensa desaparece e onde "Interstate Love Song" é aclamada como a melhor canção alguma vez escrita pelos quatro músicos, um tema que não é necessariamente grunge - o country e até a bossa nova destacam-se. A mudança e os factores já descritos tornariam-se nas razões pelas quais a música dos Stone Temple Pilots era válida. Uma mudança para um lugar mais psicadélico que se entranha no seio do grupo permitindo aos mesmos o início da exploração de novos universos, aplaudida por todos. Nem sempre em fórmula que ganha, não se mexe.
 CM

---

(2004) Velvet Revolver - Contraband

Na segunda parte, entramos em detalhe na história dos Velvet Revolver. O supergrupo que acolheu membros que saíram ou foram despedidos dos Guns N' Roses na segunda metade da década de 90 (Slash, Duff McKagan e Matt Sorum), não teve dificuldade em escolher um guitarrista para se juntar a eles (Dave Kushner). Quanto ao posto de vocalista, o texto teve de dar mais voltas. Depois de muitas audições, algumas delas filmadas pela VH1, o quarteto acabou por "namorar" um vocalista comprometido: Scott Weiland, na altura nos Stone Temple Pilots. Depois da separação dos rapazes de San Diego, Weiland juntou-se aos Velvet Revolver como convidado e passaria a figurar permanentemente na formação pouco tempo depois de gravarem as primeiras músicas (no caso, para a banda sonora de dois filmes). Entre 2002, altura em que se formou o supergrupo sem vocalista, e 2004 tiveram tempo para fazer audições a dezenas de vocalistas, contratarem um, e gravar um disco. Contraband mostrava um grupo de músicos com história a tentar fazer algo original, embora muita imprensa continuasse a compará-los com os projectos de onde vinham. Inegável é que este é um dos melhores registos hard rock do novo milénio em disco. Apesar de tudo isto, a que se junta ainda reacção positiva das massas, a promoção de Contraband na estrada viria a trazer de volta velhos fantasmas: os membros dos Velvet Revolver viriam na tour a recair nos abusos de drogas e álcool. Este factor levou a que Scott Weiland ficasse cada vez mais isolado no seio do grupo e à sua inevitável separação em 2008. Depois disso, os Velvet Revolver começaram um processo de recrutamento de um novo vocalista que dura até aos dias de hoje. Certo é que não os voltaremos a ver em palco com o malogrado Scott Weiland cuja música será homenageada nesta emissão.
AB

---

Tudo isto, e muito mais, a não perder Domingo à noite na Tejo FM. A partir das 22h nos 102.9 FM para ou Ribatejo ou para todo o mundo na emissão online em www.tejoradiojornal.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário