sábado, julho 18, 2015

Colecção RA: The Jon Spencer Blues Explosion! - "Orange" (1994) & Sleep - "Sleep's Holy Mountain" (1992)

Uma semana antes do habitual, o Ruído Alternativo chega à última emissão desta temporada em que marcam presença mais dois discos essenciais em qualquer colecção de rock, desta feita com dois dos maiores nomes que vão passar pela edição deste ano do Reverence ValadaColecção RA, este Domingo, dia 19 de Julho, com os discos Orange (1994) dos The Jon Spencer Blues Explosion! e Sleep's Holy Mountain (1992) dos Sleep.


---

São uma das bandas mais singulares da actualidade e já andam nisto há mais de duas décadas [singularidades essas que avançaremos no artigo da antevisão a este programa]. O trio The Jon Spencer Blues Explosion! (ou apenas, Blues Explosion!) mantém a sua formação intacta desde sempre (embora um hiatos de três anos, entre 2005 e 2008) e já lançou incontáveis trabalhos por mais de uma dezena de editoras espalhadas pelo mundo, para além de a seu lado contarem com os fãs da contracultura do rock. É difícil fazer um registo cronológico e correcto quanto à edição discográfica do grupo, mas na emissão de amanhã, na qual nos propomos a ouvir o maior sucesso do trio (o álbum Orange de 1994), tentamos arrumar a casa do grupo, passamos pela sua história, olhamos para dentro deste enorme disco de punk blues [sim, punk e blues - mas também hip hop!], enquanto a música do disco de "Bellbottoms" nos acompanha. Este álbum já é um clássico do rock alternativo, de um conjunto que ficou - infelizmente! - na sombra do novo fôlego que o rock teve no virar do novo século (com bandas como Strokes, Hives, White Stripes ou Black Rebel Motorcycle Club), mas ao qual (e aos quais) faremos justiça nesta Colecção RA. The Jon Spencer Blues Explosion!, um dos maiores nomes da segunda edição do Reverence Festival Valada, sítio onde prometem levantar o pó, fazer abanar as ancas e ainda balançar muitas cabeças. This is the "most groovy" band!



---


Inspirados pelo então em crescimento movimento doom americano, os Sleep começaram por emular bandas como Saint Vitus e Black Flag (como, de resto, muitas outras bandas do sul da Califórnia). Porém tudo mudaria com Sleep's Holy Mountain, disco que é uma carta de amor a todas as coisas retro que a banda venera: Black Sabbath, Blue Cheer, amplificadores de válvulas e gravação analógica. O que era para ser apenas uma demo do segundo LP do trio, acabaria por se tornar na versão definitiva do disco, colocando os Sleep na liderança do novo rock californiano ao lado dos supra-sumos Kyuss, que mais cedo nesse ano de 1992 tinham editado o igualmente influente Blues For The Red Sun. Por vezes o sucesso traz tanto de bom quanto de mau e a banda não voltaria a editar nova música durante a sua primeira encarnação, que durou até 1998, devido a uma disputa com a London Records - selo que os tinha contratado no seguimento do sucesso de Sleep's Holy Mountain. Agora, novamente reunidos, os Sleep têm tocado um pouco por todo o mundo e chegam este Verão pela primeira vez a Portugal para a segunda edição do Reverence Festival Valada, motivo pelo qual escutamos estes dois discos nesta Colecção RA.


Sem comentários:

Enviar um comentário