sábado, julho 18, 2015

Antevisão/Destaques: Programa 246


Dois dos maiores nomes da edição deste ano do Reverence Festival Valada são o mote para mais uma emissão especial desta rubrica, em jeito de antevisão ao festival ribatejano. Estão assim convidados para mais uma sessão em que vamos ouvir mais dois discos na integra: The Jon Spencer Blues Explosion! Sleep para escutar e perceber neste Domingo de Ruído Alternativo a partir das 22h, na Tejo FM!

---

(1994) The Jon Spencer Blues Explosion! - Orange

Rock alternativo, punk, blues, [punk blues?], garage rock, rockabilly, soul, noise rock e até o hip hop, estão reunidos os ingredientes para este trio único que tem em si ainda reencarnação de gigantes como Elvis Presley e James Brown. A isto juntam-se também as instruções dadas pelos Cramps e pelos Jesus Lizard, aglomeram-se os testemunhos dos nuggets dos anos 60, e há todo um novo universo a explorar, ao qual se acrescentam, por último, a cadência e a verborreia do hip hop [os Beastie Boys sempre aplaudiram a sua música]. Este é todo o manancial reproduzido pelos The Jon Spencer Blues Explosion! que lhes trouxeram frutos dentro da contracultura rock e nos lados mais negros/alternativos dos anos 90. Beck, senhor e dono de uma ecléctica sonoridade, não poderia faltar a esta chamada (é convidado em Orange) e falamos aqui, reforcemos de novo a ideia, num som único e sem fronteiras [note-se também que a banda deixou a sua música ser delapidada pelos sons do dub]. Orange foi o pico mais alto de uma carreira com mais de 20 anos, numa produção esquizofrénica e que ao mesmo tempo trouxe para si, ao quarto LP de originais, o lugar merecido para este trio. Também um lugar único no rock actual onde as linguagens se misturam, os convidados são mais que muitos, e dos mais diversos quadrantes, e onde os nomes de referência não faltam [Steve Albini também chega a colocar as suas mãos nalguns trabalhos do grupo]. Se provas faltassem para que este Orange seja considerado hoje um clássico, juntemos-lhe incontáveis trabalhos lançados pelos The Jon Spencer Blues Eplosion! [o que faz sobressair ainda mais este disco], a ambiciosa "Bellbottoms" [violinos épicos entre palavras da street], inúmeras edições e reedições pelo globo e ainda uma reinterpretação na íntegra deste mesmo disco nos primeiros Don't Look Back com a curadoria do All Tomorrow's Parties em 2005. Um clássico que não é nada mais nada menos que uma Blues Explosion!.

Carlos Montês



(1992) Sleep - Sleep's Holy Mountain

Na segunda parte vamos ao encontro de Sleep's Holy Mountain, disco que estabeleceu os Sleep como figuras de proa do que se viria, anos mais tarde, a ser conhecido como stoner-rock. Oriundos de San Jose (umas milhas a norte de Palm Desert - a capital do stoner), o power-trio enviou em 1992 algumas demos do que era para ser o seu segundo disco a uma editora, que gostou tanto do som vintage da banda que acabou por lançar o álbum tal e qual a banda o tinha enviado. Tudo corria bem aos Sleep e, no seguimento do sucesso de Sleep's Holy Mountain, receberam uma boa proposta da London Records, subsidiaria da Universal, mas a partir daí tudo começa descarrilar. Quando o selo descobriu que o álbum em que a banda andou a trabalhar durante mais de dois anos consistia num único tema com mais de uma hora de duração, a bomba estoirou. A London Records recusou-se a editar Dopesmoker e até a sua versão revista, intitulada Jerusalem, e em 1998 são uns frustrados Sleep que chegam ao fim da linha. O mito criado à volta deste trabalho (tanto Jerusalem como Dopesmoker foram lançados durante o período de inactividade do grupo), como os OM e os High On Fire - bandas de relativo sucesso criadas por Cisneros e Hakius e Pike, respectivamente - acabaram por tornar imperativa a reunião dos Sleep, que aconteceu em 2009. Este ano aterram pela primeira vez em Portugal para se estrearem no palco do Reverence Valada, num concerto absolutamente a não perder. Para esta emissão da Colecção RA, ficamos com os sons que fizeram história deste Sleep's Holy Mountain - para escutar na integra amanhã à noite.

André Beda
 
Tudo isto, e muito mais, a não perder hoje à noiteA partir das 22 horas na Tejo FM em 102.9 FM para o Ribatejo ou para todo o mundo na emissão online em www.tejoradiojornal.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário