sábado, novembro 29, 2014

Antevisão/Destaques: Programa 213


O Ruído Alternativo está de pedra e cal na divulgação de discos na íntegra e com esta rubrica continua a colocar para escuta as obras que forma a história do rock. Mais uma emissão especial para ouvir amanhã à noite, a partir das 22h, na Tejo FM!
(2011) O Bisonte - Ala

A primeira hora está reservada à estreia d'O Bisonte - um dos mais possantes projectos rock que Portugal viu nascer nos último anos. Cantado em português, de lírica afiada e de guitarras apontadas para o suor dos concertos ao vivo, Ala é o primeiro de três discos deste portentoso animal nortenho que, embora a sua curta duração (pouco mais de 23 minutos), conquista desde cedo os corações e almas sedentas da música de Led Zeppelin ou AC/DC, num português cuidado e sem medo das palavras; sem que as influências passem a ser dominantes na obra. Para além das letras trabalhadas e do enorme peso, há toda uma toada punk e hardcore, quer na sua música quer na vida real que a banda levou, que trouxe ao Bisonte um reconhecimento enquanto banda de palco - foi raro o concerto em que o 'cheiro a cavalo' não se sentia [sejamos também nós directos nas palavras]. Ala, para além de um sinal dos tempos, como especial atenção na indústria musical portuguesa (oferecido para download gratuito, edição física a cargo da banda [de autor], gravação em dois dias,...), é o disco que melhor representa força do grupo: curto e grosso, puro e duro, pesado e com músculo, enérgico e gritante... Assim se pede, desde os primórdios, à música rock.


Carlos Montês

Na segunda hora estará em destaque a obra-prima do super-grupo original Cream, a propósito da morte do influente baixista Jack Bruce. Três músicos de primeira água - Bruce, Eric Clapton e Ginger Baker - com raízes nos blues mais tradicionais chegam, ao segundo álbum, às experiências psicadélicas que marcaram os anos 60. Novas técnicas de guitarra foram introduzidas e as narrativas surreais tomaram o lugar das tradicionais músicas de amor, numa febre que havia de contagiar quase todos os artistas desta era. Disraeli Gears é um retrato dessa época em que se descobriam novos sons e se criou a música mais desafiante até à época e sem a qual não existiriam linguagens como o heavy-metal ou o shoegaze, por exemplo. Uma obra que também ilustra cada uma das melhores qualidades de cada um dos membros: as linhas de baixo imaginativas e a capacidade de cantar "ao longo do riff" de Jack Bruce; a guitarra bluesy de Clapton, embora sempre de olho nas novidades como o pedal "wah-wah"; e os ritmos africanos de Baker. Uma obra que já conquistou o seu lugar de destaque na história da música.

André Beda

(1967) Cream - Disraeli Gears
 
Tudo isto, e muito mais, a não perder amanhã à noite. A partir das 22 horas na Tejo FM em 102.9 FM para toda a região do Ribatejo, Grande Lisboa e Zona Oeste. Ou para todo o mundo na emissão online em www.tejoradiojornal.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário