quarta-feira, agosto 01, 2012

Ruído Alternativo: Epílogo


Há cerca de quatro anos iniciámos esta aventura pelos estúdios da Rádio Cartaxo. Desde sempre que fomos bem recebidos pela direcção e pelos colaboradores da rádio de forma a que pudéssemos realizar este programa semanal de cerca de duas horas.
No Ruído Alternativo tentámos dar a conhecer toda a melhor música do universo rock - do metal ao indie, do industrial ao progressivo, do punk ao alternativo... Desde 6 de Setembro de 2008 (o dia da primeira emissão do programa) que demos voz e espaço ao rock. De forma a divulgar este grande género, ao longo deste período houve lugar a nova música, aos clássicos, aos concertos, às actualidades, a entrevistas, a reviews, à música nacional, a emissão temáticas, entre outros. Ao longo de 4 anos foram 184 as emissões que passaram pela Rádio Cartaxo para todo mundo!

Os Números

184 Programas

4764 Músicas:
- 3472 internacionais
-- 3333 não repetidas
-- 139 repetidas
- 1292 nacionais
-- 1203 não repetidas
-- 89 repetidas

73% de música internacional
27% de música nacional

1242 Bandas/Artistas:
- 910 internacionais
- 332 nacionais

Actualizado a:
1 de Agosto de 2012 - 21h30m

Orgulhamo-nos de ter tido cerca de 10 horas semanais dedicadas ao rock na Rádio Cartaxo. Para além do Ruído Alternativo, tivemos ainda a nosso cargo o programa Fora D'Horas, com 60 emissões, de duas horas cada, entre 10 de Janeiro e 2 de Agosto de 2009, onde apresentamos bandas de garagem e divulgámos o movimento underground português.
Entrevistámos alguns dos maiores nomes do rock nacional: Fonzie, Bunnyranch, Born A Lion, The Legendary Tigerman, Sean Riley & The Slowriders, Blind Zero, Bizarra Locomotiva e Black Bombaim. Demos voz ao rock do concelho do Cartaxo e do Ribatejo. Apoiámos e estivemos ao lado dos Defying Control, Strap 58, Smashed Head, Dream Circus e Vulture.
Divulgamos e apoiámos os eventos nacionais, regionais e locais, dando suporte às associações Música Velha e Kopophonia. Estivemos ao lado do Centro Cultural do Cartaxo e da sua programação dedicada ao rock e à música urbana, com Marco Guerra e Carlos Ouro. Iniciámos, quase por pura diversão, as nossas aventuras por detrás de uma mesa de som em bares e eventos do Ribatejo.
Tivemos reconhecimento por parte dos nossos pares: a equipa Fogo No Gelo da Rádio 100. O site Cotonete elegeu o nosso blog como "Blog da Semana" entre 10 e 17 de Fevereiro de 2010.
Colaborou connosco Bárbara Pereira, uma apaixonada pela música e habitante no Cartaxo. Também César Fernandes (Rock da Velha Produções) colaborou connosco desde cedo, sendo inclusivamente parte da organização do Festival Ruído Alternativo .
Fomos convidados para júri de um concurso de bandas no Cartaxo, por duas ocasiões, no Garage Sound Fest, a 7 de Setembro de 2011 e em Julho de 2012.
Iniciámos uma rubrica de opinião sobre música no jornal local, O Povo do Cartaxo, a 18 de Novembro de 2010 no qual fizemos 41 artigos.
E, para nosso rejubilo, conseguimos realizar um festival no Cartaxo a 2 de Julho de 2011. O Festival Ruído Alternativo com W.A.K.O., Dream Circus, Smashed Head e Strap 58, com uma boa adesão por parte do público local.
Aproveitamos ainda este momento da despedida para agradecer às seguintes pessoas/entidades, sem as quais estes quatro anos de aventura não seriam possíveis: a Joaquim Palmela (director de antena) e a todos os elementos, colaboradores e direcção da Rádio Cartaxo; a Jorge Eusébio (director do jornal O Povo Do Cartaxo), César Fernandes (do Rock da Velha Produções), Bárbara Pereira, Vasco Casimiro (blogger/coordenador da JS Cartaxo), Kopophonia e a toda a associação, Paulo Varanda (actual Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo), a todos os bares que nos receberam enquanto DJs, a todas as bandas com as quais pudemos confraternizar e que nos forneceram material, aos nossos amigos, fãs e colaboradores de primeira hora João Félix, Bruno Roque, Sara Fajardo, Marisa Caria, Raquel Matos, Eugénio Montês, Sónia Montês, João Silva, João Ouro, André Oliveira, Sara Farracha, André Monteiro, a todos os nossos ouvintes e a todos aqueles que não constam nesta lista por lapso nosso, O NOSSO MUITO OBRIGADO!

Para nota final, resta-nos afirmar que a opção de terminar o programa de rádio é totalmente da nossa responsabilidade e nossa decisão. Pretendemos iniciar um novo ciclo e não deixaremos morrer todo o projecto. Ainda não sabemos de que forma o faremos, mas brevemente daremos novidades!

Este blog ficará activo bem como o Facebook, o Twitter, o Youtube e o nosso e-mail. Sítios onde poderão continuar a acompanhar as novidades do Ruído Alternativo e da equipa formada por André Beda e Carlos Montês.

Não nos vamos desligar da música, fiquem atentos às redes sociais!
Até Breve e Boas Audições!
A equipa,
Ruído Alternativo
André Beda e Carlos Montês

Sem comentários:

Enviar um comentário