segunda-feira, março 12, 2012

A Análise: Switchtense - "Switchtense"

A estreia dos Switchtense nos longa-durações provocou um agitar de águas tão intenso que não seria de prever que o seu sucessor fosse menos falado por essa Internet fora. A estratégia de promoção da banda da Moita criou uma enorme expectativa à volta deste registo homónimo, mas após o ímpeto inicial pouco mais foi falado. Sinal de um mau disco? Não neste caso. Talvez a fantástica promoção inicial dos Switchtense tenha acabado por prejudicar o colectivo.
Dez anos após a sua formação, os Switchtense vão ainda mas na direcção do hardcore. Ou melhor, metalcore, a grande tendência dos últimos anos no que à música de peso diz respeito. Apesar disso, pode sentir-se thrash metal quase puro em "Face Off". O alcance vocal de Hugo Andrade continua a impressionar qualquer um. O vocalista dos Switchtense nada fica a dever a qualquer Dez Fafara desta vida. O som é muito bem trabalhado no estúdio. Pequenos pormenores em introduções, por exemplo, tornam a experiência auditiva mais completa e interessante.
O bom momento do hardcore e um grande 2011 para bandas portuguesas como We Are The Damned ou For The Glory, jogam tanto a favor como contra os Switchtense. Talvez o nosso pequeno mercado esteja a ficar demasiado cheio no que toca a bandas com este tipo de som. Este terá sido um dos factores decisivos para que o álbum homónimo não tenha recebido a devida atenção. No final de ouvir o festival de violência que é este álbum, não se encontram razões para ficar desiludido. Temas imponentes como, "Unbreakable", "In Front Of Your Eyes" e "Concrete Walls" falam por si e demonstram o verdadeiro valor do grupo.
André Beda

Sem comentários:

Enviar um comentário