sexta-feira, fevereiro 03, 2012

A Análise: High On Fire - "Snakes For The Divine"

Fundados pelo homem das guitarras dos Sleep, os High On Fire lançaram em 2010 o seu quinto álbum de estúdio. Quem espera aqui encontrar a lendária banda de Matt Pike poderá ficar um pouco desiludido, mas em todos os outros casos Snakes For The Divine é um álbum que surpreende.
Em 2010 abriram alguns concertos para os Metallica e cedo começaram a chegar a mais pessoas. Ao contrário do que acontecia nos álbuns anteriores da banda, ao sucesso crítico juntou-se o sucesso entre um largo número de pessoas. Para Matt Pike e companhia, o stoner/doom quase que chega a ser uma lembrança do passado. A abordagem aqui é mais directa, apesar das faixas serem relativamente longas, e mais agressiva. Os músicos tecnicamente evoluídos dão o sumo que falta ao sludge seco praticado pelos High On Fire.
Apesar da mudança sonora, os mais saudosistas podem encontrar alguns resíduos de Sleep em "Bastard Samurai". As surpresas aparecem nas faixas seguintes. A primeira,"Ghost Neck", é praticamente thrash metal e a segunda,"Fire, Flood & Plague", é um piscar de olho ao metalcore. A mistura de diversos estilos só traz vantagens ao disco, que assim é capaz de agradar a diversos universos de fãs de música pesada. Destaque ainda para o excelente trabalho instrumental do colectivo no épico "How Dark We Pray".
Em resumo, ao quinto álbum os High On Fire saem do underground e fazem sucesso entre crítica e público. Só nos resta salivar pelo seu regresso e pedir a Matt Pike que, de vez em quando, dê uma perninha nos Sleep.
André Beda

Sem comentários:

Enviar um comentário