segunda-feira, fevereiro 07, 2011

A Análise: Uaninauei - "Lume De Chão"

Ter um programa de rádio ainda tem destas coisas: pelo menos serve para descobrir boas bandas portuguesas. O caso gritante que 2010 nos trouxe foram os Uaninauei [One-In-A-Way] (cortesia de Carlos Montês, pois o trabalho de pesquisa é da sua autoria). O que é certo é que Lume De Chão, o álbum de estreia da banda alentejana, produzido pela própria, é um disco que cola muito bem com o rótulo de "rock português de Portugal".
As comparações, inevitáveis nestes casos, levam a que os Uaninauei sejam colados aos Ornatos Violeta, pela portugalidade das suas letras, ou ao que de melhor se faz lá fora no mundo do rock viril. Foram também uma das bandas finalistas do Festival de Música Moderna de Corroios, que acaba por ser um concurso de talentos mais eficaz e interessante do que aqueles que passam no caixote em horário nobre. Para terem uma ideia mais clara do curriculum que estes senhores já possuem, com uma exposição mediática para lá de escassa, deixo-vos duas frases da autoria de Nuno Calado, conhecido radialista dos quadros da Antena 3: «No fundo, Lume De Chão é um óptimo disco de estreia. Será um erro passar ao lado deste disco sem pelo menos lhe dar uma oportunidade».
Neste momento, quem se deu ao trabalho de ler o texto até aqui pergunta «então porque raio é que eu nunca ouvi falar destes gajos, se eles são assim tão bons?». É verdade que cantam em português, o que agora, mais do que nunca, está na moda, mas não têm a força de uma editora como a FlorCaveira ou Amor Fúria no que toca a promoção. De qualquer forma, lá hão de chegar, pois Lume De Chão é do que de melhor se tem feito ao nível do rock em Portugal: ao nível de uns Linda Martini, Black Bombaim, Mundo Cão ou Men Eater, por exemplo.
Não se pense que os Uaninauei se ficam pelo rock musculado em Lume De Chão também há lugar a algumas piscadelas de olhos ao pop ("Guilhotina"), refrões melódicos ("Cantiga De Um Ladrão") e até vocalizações guturais em algumas músicas ("Circos A Arder"). De destacar ainda o grupo de cantares alentejanos que chamam para participar em "Balada Do Cavalo", algo que mostra bem que o rock ainda tem muito por onde evoluir.
O single de apresentação "Chamas Em Mim", que agarra o ouvinte à primeira nota como poucos, mostra bem que está aqui uma aposta para o futuro. Da próxima vez que ouvirem falar dos Uaninauei já sabem que se trata do melhor "rock português de Portugal".

André Beda

3 comentários:

  1. Para mim, uma das melhores bandas portugueses desde há muito!

    ResponderEliminar
  2. uaninauei melhor banda rock do país e é da minha terra! orgulho!

    ResponderEliminar