Bastante interessantes têm sido os projectos dentro da área do heavy rock/metal nacional que têm aparecido nos últimos anos. Bastard dos Mosh é mais um disco que segue a linha do que os Miss Lava fizeram no ano passado, por exemplo. Infelizmente para a banda e para os apreciadores de música os Mosh são do tipo de bandas que vão ter muitas dificuldades em continuar. Para já a banda não tem qualquer concerto agendado. Bastard não fez muito burburinho pelo mundo da música, mas isso não nos impede de fazermos, aqui, uma análise ao que realmente interessa: a música.
Bastard são cerca de 35 minutos de puro rock n' roll, onde os Mosh viajam desde a sonoridade rock mais convencional ("Alone") até faixas incrivelmente pesadas ("Shame"), tendo sempre como base orientadora o stoner rock. Se precisam de referências, tentando não entrar em comparações, estes rapazes estão muito próximos daquilo que os Down fazem desde o início da sua carreira, mas com ainda mais peso adicionado. Instrumentalmente muito bem trabalhado pelos Mosh, Bastard contém alguns dos riffs mais entusiasmantes que ouvi nos últimos tempos. E quando digo entusiasmantes, não digo que me soam "porreiramente pá!" ao ouvido: estão neste disco algumas composições instrumentais a nível de guitarra bastante complexas, casos de "Liar", "Blow" e "Rage Within".
Alguém me explica porque só nos anos 2000 começamos a ouvir bandas stoner nacionais? Nós, portugueses, até somos bastante bons nisto! O problema é que poderemos não ter tantos ouvintes do género quanto isso. Mas se por outro lado pensarmos que os concertos dos Kyuss em solo nacional estarão lotados, que os Miss Lava e os Black Bombaim estão a fazer sucesso (lá fora inclusive), então não podemos assumir que esta "batalha" está perdida. Basta que bandas como os Mosh nos continuem a brindar com lançamentos deste nível para que, daqui a algum tempo, tenhamos um público criado. Bom trabalho rapazes!
André Beda
"os Mosh são do tipo de bandas que vão ter muitas dificuldades em continuar"...wow,devias jogar no euromilhões!!!!os MOSH cessaram actividades em Setembro de 2010.
ResponderEliminarEnquanto estavamos a fazer o trabalho de pesquisa para a review, e com base nos dados que tivemos acesso, deduzimos que os Mosh tivessem dificuldades em continuar. Não sabiamos que já tinham acabado. Pedimos desculpas por isso mesmo.
ResponderEliminar