domingo, junho 27, 2010

Destaque: The Strokes - "Is This It"

A 30 de Julho de 2001 era lançado para o mercado o álbum de estreia dos The Strokes.Quando passam quase 9 anos da edição deste disco, o Ruído Alternativo faz a merecida homenagem a este trabalho que já está incluído nos melhores de sempre da história do rock.
1998 marca o início dos The Strokes, banda nascida em Nova Iorque que tinha na sua formação nomes como Julian Casablancas, Nick Valensi, Albert Hammond, Jr., Nikolai Fraiture e Fabrizio Moretti - nomes que três anos mais tarde fariam história no rock.
Até finais da década do século XX, início do século XXI, uma banda era rotulada de indie quando a sua editora era independente, não pertencia a uma grande editora; era uma atitude underground e bandas como The Velvet Underground, The Jesus And Mary Chain ou Sonic Youth eram alguns dos exemplos do que era ser indie. Na viragem para este novo século e com a edição de Is This It dos The Strokes, empurrado depois por bandas como Black Rebel Motorcycle Club ou The White Stripes, o indie [rock] deixava de ser uma "atitude" para ser um género facilmente identificável.
Is This It, apesar de ser um dos mais novos dos álbuns a ser incluído na rubrica Álbum Revisitado, é claramente uma álbum que já está na história do rock. Foi considerado como a "salvação do rock", é dos melhores do século e abriu portas a um género que viria a invadir o mundo, com especial evindência nas ilhas britânicas. Arctic Monkeys, Bloc Party, The Killers, Franz Ferdinand, The Libertines, Kaiser Cheifs, entre tantos outros, seriam os próximos nomes a invadir o mundo com o rótulo indie rock na sua música. Mas já há muito que os The Strokes tinham aberto o mundo a um "novo" género prestes a explodir.
O primeiro disco dos The Strokes não só se tornou num clássico precoce como mostrou ao mundo que o rock ainda vive e músicas como "Someday", "Last Nite", "Hard To Explain" ou "The Morden Age" tornaram-se indispensáveis na última década. Is This It é mais um ponto de viragem no mundo da música, um álbum que ainda hoje influência muitas bandas e que transformou os The Strokes na mais recente lenda do rock.
Destacado:
  • "The Modern Age";
  • "Someday";
  • "Hard To Explain";
  • "Take It Or Leave It";

Sem comentários:

Enviar um comentário