domingo, novembro 08, 2009

Destaque: Korn - "Follow The Leader"

No dia 18 de Agosto de 1998, em plena ascensão do Nu Metal, os Korn, oriundos da Califórnia, lançam para o mercado Follow The Leader, considerado como o marco para o início da popularidade mundial deste género. Este álbum chegou às 9 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.
Nomes como Jonathan Davis, James "Munky" Shaffer, Reginald "Fieldy" Arvizu, Brian "Head" Welch e David Silveria transformaram o nu metal num género de massas numa altura em que faltava um pequeno impulso para tal acontecer: Follow The Leader com "Freak On A Leash" e "Got The Life" à cabeça era o tal impulso.
O Ruído Alternativo faz a merecida homenagem a este trabalho e revisita-o 11 anos após a sua edição.

Follow The Leader é, até hoje, o álbum mais vendido pelos Korn. A banda atingiu com este trabalho o primeiro lugar na tabela norte-americana e "Freak On A Leash" ganhou o Grammy para melhor vídeo e melhor edição de vídeo, numa altura em que os efeitos especiais do filme "Matrix" estavam na moda. "Got The Life" torna-se também um dos grandes êxitos dos anos '90.

Desde cedo que este álbum arrancara os melhores elogios da imprensa. Num álbum com convidados como Ice Cube, Trevant J. Hardson e Fred Durst dos Limp Bizkit, Follow The Leader fora descrito na altura como um dos álbuns essenciais da década de '90, comparado à carreira inicial dos Metallica e dos Black Sabbath, admirado pela forma como o hip-hop era fundido com o rock, lembrando os Rage Against The Machine, e, precocemente, foi considerado um clássico da década; mostrando todo o potencial de um registo que marcara uma geração.

Com este sucesso a banda lança a sua própria editora e rapidamente percebem que, com o sucesso impulsionado por si próprios em carreiras de bandas como os Limp Bizkit e outras vindas do nu metal, teriam de lançar novo trabalho para conseguirem manter o sucesso alcançado com Follow The Leader, daí que Issues, o quarto álbum da banda, saia em Novembro de 1999, no ano após o lançamento Follow The Leader.

Destacado:
  • "Seed";
  • "Got The Life";
  • "Dead Bodies Everywhere";
  • "Freak On A Leash";

Sem comentários:

Enviar um comentário