segunda-feira, novembro 03, 2025

Obituário: LÔ BORGES (1952-2025), cantor e compositor brasileiro


Morreu Lô Borges. O músico brasileiro tinha 73 anos e morreu este Domingo, 2 de Novembro, na sequência da falência múltipla de órgãos. O brasileiro estava internado num hospital desde 17 de Outubro, após uma intoxicação por medicamentos.

Lô Borges esteve na gravação de um dos álbuns mais aclamados da música brasileira, ao lado de Milton Nascimento, Clube Da Esquina de 1972. Este trabalho trouxe uma mistura única e inovadora da bossa nova com elementos jazz e rock. Este álbum foi ignorado pela crítica brasileira, mas que acabou por obter reconhecimento internacional, chegando até ao afamado livro "1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer".

Clube Da Esquina acabou também por designar o conjunto que o gravou, que incluía ainda Toninho Horta, Wagner Tiso, Beto Guedes e Tavito; um grupo que marcou a música popular brasileira (MPB) nas décadas de 1970 e 1980. A banda lançou ainda um segundo disco, Clube Da Esquina 2, em 1978, já sintonizado com o rock progressivo.

Foi na juventude que Salomão Borges Filho (Lô Borges) definiu a sua restante carreira: ouvindo, cantando e falando de MPB e Beatles (mais tarde compôs "Para Lennon E McCartney", canção gravada por Milton, como crítica ao pouco reconhecimento da cultura brasileira).

A solo estreou-se em 1972, com um álbum homónimo que ficou conhecido pelo "Disco do Tênis", que foi gravado ao mesmo tempo que o primeiro Clube Da Esquina. No entanto, após o lançamento de ambos, acabou por se afastar por alguns anos da música até voltar, em 1978, aquando da gravação do trabalho Clube Da Esquina 2.

Ao longo da sua carreira, as canções de foram gravadas por Tom Jobim, Elis Regina, Skank, entre muitos outros. É considerado uma das pessoas mais importantes na vida e obra de Milton Nascimento e o seu último disco, Togobã, foi lançado no ano passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário