Morreu Donna Jean Godchaux, cantora que pertenceu aos Grateful Dead. A norte-americana tinha 78 anos e faleceu no passado dia 2 de Novembro, num hospício onde se encontrava, depois uma "longa luta contra o cancro", notícia a Rolling Stone.
Donna Jean Thatcher entrou na indústria enquanto cantora de sessões de estúdio tendo feito coros para Duane Allman, Cher, Boz Scaggs, Neil Diamond, entre muitos outros. Destacam-se dois temas entre os demais onde colaborou: "When A Man Loves A Woman" de Percy Sledge e "Suspicious Mind" de Elvis Presley.
Em 1970, Donna casou-se com Keith Godchaux, que um ano mais tarde seria guitarrista dos Grateful Dead. Foi por esta via que Donna também entrou no grupo, onde militou até 1979. Nos Grateful Dead também foi voz principal, para lá dos coros, tendo gravado álbuns clássicos como Europe ’72 (1972), Wake Of The Flood (1973) e Terrapin Station (1977).
A cantora e o seu marido lançaram ainda um álbum colaborativo em 1975, Keith & Donna, que teve Jerry Garcia dos Grateful Dead como membro desta Keith And Donna Band. O casal acabou por "pagar o favor" juntando-se mais tarde à Jerry Garcia Band. Ambos saíram em 1979 dos Grateful Dead, por alegadas difereças artísticas, tendo iniciado uma nova banda, os Heart Of Golf Band. Porém, em 1980 Keith morreu inesperadamente após uma acidente de carro depois do primeiro concerto do grupo, o que acabaria por levar o fim da banda em pouco tempo.
Donna acabou por fundar vários grupos nos anos seguintes, tendo lançado a sua estreia em nome próprio em 1998. O seu último trabalho saiu em 2014 enquanto Donna Jean Godchaux Band And Jeff Mattson.

Sem comentários:
Enviar um comentário