domingo, agosto 31, 2025

Informação: Nova Temporada (2025/2026)


O texto repete-se todos os meses de Setembro:...

Nova temporada do Ruído Alternativo está aí à porta com a chegada de Setembro! Até Julho de 2026 não paramos, sempre com emissões regulares dedicadas à actualidade rock e metal às terças-feiras, com o André Beda, e às quintas-feiras, com o Carlos Montês!

Para além disso, temos ainda rubrica inaugurada este ano com: emissões Extra, ao primeiro e terceiro Sábado, sempre com um ângulo diferente sobre este universo de guitarras eléctricas!


Nestas primeiras semanas de Setembro faremos um apanhado do que foi noticiados durante este Verão
(pelo que contem com programas um pouco maiores que a hora de duração), sem nunca perder pitada das novidades mais frescas deste novos dias rock metal!

Lembramos que temos, desde o ano passado, um formato de temporada mais rígido, com emissões especais nestes meses:
  • Setembro: Resumos com as novidades de Agosto/Setembro
  • Dezembro: Conversa entre os autores (balanço 2025)Preview de 2026 (novos álbuns)
  • Janeiro: Obituário 2025 + Melhores Álbuns Nacionais e Internacionais de 2025
  • Em Janeiro: Emissões Especiais com os Melhores Álbuns Nacionais e Internacionais do ano anterior (review)
  • Julho: Revisão da matéria com os mais importantes álbuns da primeira metade de 2026

Para além disto tudo, não nos esquecemos, dia 6 de Setembro passam 17 anos desde a primeira emissão do Ruído Alternativo, na então Rádio Cartaxo (agora Tejo Rádio Jornal).

Obrigado por estarem desse lado!

Boas audições!

A equipa,
Ruído Alternativo
André Beda & Carlos Montês

quinta-feira, agosto 21, 2025

Obituário: BRENT HINDS (1974-2025), ex-Mastodon


Morreu Brent Hinds, ex-guitarrista dos Mastodon que deixou a banda este ano. O músico faleceu ontem, dia 20 de Agosto, vítima de um acidente de viação onde, alegadamente, um condutor não terá cedido passagem num cruzamento, atingindo Hinds que seguia de mota.

William Brent Hinds nasceu em 1974 no Alabama e a sua carreira musical começa quando se muda para a cidade de Atlanta e se junta aos Four Hour Fogger, banda onde também militava Troy Sanders. Esta banda acabaria por se dissolver e as bases dos Mastodon viriam a ser lançadas num concerto dos High On Fire, onde Hinds e Sanders conheceram Brann Dailor e Bill Kelliher.

Inicialmente, os Mastodon tiveram como vocalista Eric Saner, que acabou por deixar o grupo antes deste alcançar o sucesso. Nesse momento, Hinds chegou-se à frente para cantar, funções que partilhava com Sanders e, mais tarde, Dailor.

Álbuns como Leviathan (2004) ou Crack The Skye (2009) tornaram os Mastodon e Hinds em figuras de proa do metal contemporâneo, sendo que o guitarrista ainda esteve ligado a outros projectos como o supergrupos Giraffe Tongue Orchestra e Legend Of The Seagullmen.

A saída dos Mastodon foi anunciada em Março deste ano, com Brent Hinds a apelidar os seus antigos companheiros de banda de "seres humanos horríveis". A banda nunca respondeu a estas declarações do guitarrista e presta-lhe agora homenagem no duro momento da sua morte, apenas aos 51 anos.

sexta-feira, agosto 15, 2025

Obituário: MÁRIO MARTINS (1934-2025), produtor


Morreu Mário Martins. O produtor discográfico morreu esta quinta-feira, 14 de Agosto, numa unidade hospitalar em Lisboa, com 90 anos.

Mário Martins foi responsável por revelar nomes como Marco Paulo e Carlos Paião, tendo sido ele quem ouviu a célebre cassete de Rui Veloso, cantada em inglês, das mãos da mãe do músico portuense, que lhe levaria a gravar Ar De Rock (1980), um dos álbum mais marcantes de toda indústria musical portuguesa.

Esteve ainda envolvido em sucessos como "Vinte Anos" dos Green Windows (grupo de José Cid) e produziu discos Carlos Paião, José Cid, Júlio Pereira, Jorge Palma, Tantra, entre muitos outros.

Foi durante 30 anos responsável pelo departamento de Artistas E Reportório (A&R) da Valentim de Carvalho, onde começou a trabalhar em 1966, a convite de João Belchior Viegas, agente artístico de Amália Rodrigues. Em 1993, saiu da Valentim de Carvalho para a Movieplay Portuguesa.

Obituário: BOBBY WHITLOCK (1948-2025), co-fundador dos Derek & The Dominos


Morreu Bobby Whitlock, vocalista, teclista e co-fundador dos Derek & The Dominos. O músico faleceu no dia 10 de Agosto, aos 77 anos, na sequência de um diagnóstico de cancro.

Bobby Whitlock cedo ligou-se à música, tendo aprendido em jovem a tocar piano e órgão. Começou por gravitar junto da editora Stax Records, onde começou por conhecer e travar amizades com diversos músicos, acabando por ter pequenas participações na música desta editora.

As coisas começaram a ficar mais sérias quando criou o duo Delanye & Bonnie, ao lado de Delaney Bramlett, com quem em cinco anos de carreira lançou de seis álbuns de estúdio. Com as tours que este duo fez, Bobby acabou por conhecer uma série de músicos com quem haveria de cruzar-se mais tarde.

O músico norte-americano acabou por participar no álbum de estreia homónimo a solo de Eric Clapton, de 1970, bem como no terceiro a solo do ex-Beatles George Harrison, All Things Must Pass, também de 1970.

É ainda em 1970 que os Derek & The Dominos nascem, um grupo que inclui Bobby Whitlock, Eric Clapton, entre outros, e que apenas deixou um álbum de originais, Layla And Other Assorted Love Songs, no final de 1970, que foi um sucesso comercial e também junto da crítica. "Layla" e "Bell Bottom Blues" foram dois dos temas mais aclamados saídos deste disco; um clássico. A meio da escrita de um segundo álbum, os Derek & The Dominos dissolveram-se, em 1971, no meio de uma tensão e depressão que assolou o grupo de amigos que viu Duane Allman (da Allman Brothers Band, mas também dos Derek & The Dominos) falecer na sequência de um acidente de moto e Jim Hendrix falecer inesperadamente.

Quanto a Bobby Whitlock acabou por arrancar com a sua carreira a solo, com álbum de estreia em 1972, que conta ainda com mais seis discretos álbuns de estúdio; tendo ainda colaborado com outros artistas e até aparecido (embora não creditado) em Exile On Main St. (1972) dos Rolling Stones.

quarta-feira, agosto 06, 2025

Obituário: TERRY REID (1949-2025)


Morreu Terry Reid, britânico que tinha 75 anos. O músico faleceu esta segunda-feira, 4 de Agosto, não se sabendo as causas da sua morte. Sabe-se, sim, que estava a angariar fundos para tratamentos de problemas de saúde, incluindo cancro. Reid foi apelidado de "superlungs (super-pulmões)" e ficou, entre outras coisas, conhecido por ter declinado ser frontman de Led Zeppelin e Deep Purple.

Terrance James “Terry” Reid nasceu em Inglaterra onde formou a sua primeira banda, os Redbeats. Este grupo acabou por fazer a primeira parte de Peter Jay And The Jaywalkers, para o qual foi convidado e com quem deixou um single gravado, em 1967, ano da sua separação. Em 1968 começou uma carreira em nome próprio, com álbum lançado nesse ano.

Reid foi quem sugeriu a Jimmy Page a contratação de Robert Plant e John Bonham aos Band Of Joy, uma vez que os Yardbirds de Page estavam separar-se. Terry tinha declinado o convite para a posição de vocalista dos futuros Led Zeppelin e anos mais tarde, em 2007, ao The Independent, afirmou que foi uma "combinação perfeita"; acrescentando que com ele ao leme "poderia ter sido um total fracasso".

Também os Deep Purple seduziram Terry para seu vocalista, com a saída de Rod Evans em 1969. Porém, Reid estava concentrado na sua carreira a solo, acreditando que a sua hora chegaria após uma actuação aclamada no primeiro festival de Glastonbury, em 1970, e a edição de River (1973). No entanto, este álbum (agora um clássico de culto) não foi apelativo o suficiente para a Atlantic Records o promover, mantendo assim Reid no underground por toda a sua carreira.

Nas décadas seguintes, Reid trabalhou na Califórnia, com um regresso aos álbuns em 1991, com The Diver. Já na primeira década deste século, voltou aos palcos com uma residência no The Joint (Los Angeles), que teve participações de amigos como Robert Plant, Keith Richards ou Bobby Womack - sobre o primeiro disse em palco que "poderia ter tido [a sua] vida". Em 2005, Terry fez uma digressão de consagração pelo Reino Unido, vendo depois vários artistas lançar versões da sua música.

terça-feira, agosto 05, 2025

Obituário: FLACO JIMÉNEZ (1939-2025), acordeonista que gravou com Bob Dylan ou Rolling Stones


Morreu Flaco Jiménez, acordeonista que tocou com alguns nomes do universo rock. O músico norte-americano tinha 86 anos e faleceu a 31 de Julho, após longa doença.

Leonardo "Flaco" Jiménez foi cantor e escritor, mas ficou conhecido enquanto acordeonista ao longo de mais de sete décadas. Este ajudou a popularizar a música mexicana nascida na sua terra natal, no sul do Texas (E.U.A.), conhecida como "conjunto" ("nortenho" ou "tejano", embora Jiménez preferisse chamá-la de Tex-Mex).

No que ao universo rock diz respeito, Flaco teve uma rápida ascensão à popularidade no seu país, nomeadamente com a sua participação no álbum de country rock Doug Sahm And Band (1973), de Dough Sahm. Nas gravações do mesmo o músico pôde conviver, entre outros, com Bob Dylan (com quem gravou), aumentando o seu horizonte musical. Este capítulo na sua vida garantiu-lhe, consequentemente, outros convites.

Gravou com: Rolling Stones, Santana, Brian Ferry, Ry Cooder ou Linda Rondstadt. E a solo lançou mais de 25 álbuns, arrecadando seis Grammys.

segunda-feira, agosto 04, 2025

Obituário: ERIK WUNDER (1983-2025), multi-instrumentista dos Cobalt e Man's Gin


Morreu Erik Wunder, norte-americano considerado a força criativa por detrás do Cobalt e dos Man's Gin. O músico tinha 42 anos e faleceu devido a insuficiência cardíaca, no dia 31 de Julho.

Esteve na fundação dos Cobalt em 2003, no Colorado, uma banda de black metal. Em 2005 o grupo lançou War Metal, a sua estreia, onde Erik Wunder tocou todas as guitarras, baixo e bateria, tendo ainda ajudado nas vozes ao lado de Phil McSorley. Com este grupo deixou ainda mais quatro álbuns de estúdio.

Foi também em 2005 que Erik fundou os Man's Gin, um grupo de folk rock gótico, com Clint Kamerzell. Neste projecto foram lançados três álbuns de estúdio.

Obituário: DAVID ROACH (1965-2025), vocalista dos Junkyard


Morreu David Roach, vocalista dos Junkyard. O músico norte-americano tinha 59 anos e estava a batalhar contra um cancro, tendo falecido no dia 2 de Agosto.

David Roach foi um dos fundadores da banda de hard rock Junkyard, em 1987, um grupo que lançou dois álbuns com a Geffen Records, Junkyard (1989) e Sixes, Sevens & Nines (1991) - os seus discos mais celebrados. O grupo terminou pouco tempo depois, em 1992, quando a editora os retirou do seu catálogo. Porém, a banda tinha um terceiro álbum gravado que não foi lançado, acabando por fazê-lo em 1998, de forma independente; tendo lançado com os discos Joker e XXX nesse ano.

Os Junkyard acabariam por regressar em 2000 para espectáculos ao vivo, continuando a lançar material de arquivo ocasionalmente. Em 2017 voltaram a lançar novo álbum de estúdio, High Water.

Entretanto, Roach acabaria por formar outras bandas, como os Borracho e os Strappados. Este ano, os Junkyard anunciaram que David Roach foi diagnosticado com carcinoma espinocelular agressivo que levou à sua morte.