terça-feira, junho 24, 2025

Podcast: Ruído Alternativo #717 (24-06-2025)

Obituário: MICK RALPHS (1944-2025), guitarrista e fundador dos Mott The Hoople e Bad Company


Morreu Mick Ralphs, guitarrista dos Mott The Hoople e Bad Company. O músico britânico tinha 81 anos e faleceu, ao que tudo indica, esta segunda-feira, 23 de Junho, de causas ainda desconhecidas.

Mick Ralphs foi um dos fundadores dos Mott The Hoople, banda de proa do movimento glam rock, em Inglaterra, em 1969. O músico esteve nos primeiros seis álbuns dos Mott The Hoople (incluído "All the Young Dudes", um hino escrito por David Bowie), saindo em 1973. No entanto, ainda conta nos créditos de alguns temas do último álbum de estúdio dos Mott The Hoople, The Hoople de 1974.

Em 1973, Mick Ralphs fundou o supergrupo Bad Company, com Paul Rodgers, Simon Kirk e Boz Burrell. Nesta banda, gravou todos os doze álbuns de estúdio, tendo apenas falhados a sua presença em alguns anos das várias reuniões que os Bad Company tiveram.

Em 2016, Mick sofreu um AVC que lhe causou paralisia no lado esquerdo do corpo e que o forçou a afastar-se dos palcos definitivamente.

sábado, junho 21, 2025

Obituário: PATRICK WALDEN (1978-2025), ex-guitarrista dos Babyshambles


Morreu Patrick Walden, ex-guitarrista dos Babyshambles. O britânico tinha 46 anos e faleceu esta sexta-feira, 20 de Junho, de causas ainda desconhecidas.

Patrick Walden entrou na formação dos Babyshambles um ano depois da sua fundação, em 2004, mas manteve-se no grupo só até 2006 (oficialmente, uma vez que havia saído em Dezembro de 2005). Ao que tudo indica, foi o abuso de drogas que levou à sua saída dos Babyshambles, nos quais chegou ainda a gravar o álbum de estreia, Down In Albion de 2005.

O londrino seguiu a sua carreira enquanto músico de estúdio e de apoio ao vivo para nomes como Whitey, James Blunt, 500 And Crave, Ed Laliq e The Honeymoon.

Antes dos Babyshambles, este pertenceu a uma série de bandas de Londres, como os Fluid, Six Cold Thousand ou The White Sport. E em 2009 tocou de novo com os Babyshambles, num concerto em Battersea, Inglaterra.

Podcast: Extra #12 - Lord Of Covers - Versões Para Black Sabbath (21-06-2025)

Não há palavras suficientes para exprimir toda a influência que os Black Sabbath espalharam pelos quatro cantos do rock e, principalmente, do metal. Como o fim se aproxima a passos largo - com o último concerto dos Sabbath e de Ozzy a acontecer em Birmingham no próximo dia 5 de Julho - achámos por bem celebrar a carreira destes gigantes com não uma, mas duas emissões especiais. Como o Mixcloud não nos permite distender emissões completas só com músicas de um artista, o primeiro destes Extra é um espelho do que foi a influência exercida por esta banda: só entram versões de músicas dos Sabbath por outros artistas, das covers mais óbvias e conhecidas, até às mais obscuras!


quarta-feira, junho 18, 2025

Obituário: PAULO NETO (1964-2025), baterista dos Essa Entente


Morreu Paulo Neto, baterista dos Essa Entente. O músico lisboeta faleceu esta terça-feira, 17 de Junho, de causas ainda desconhecidas.

Paulo Neto foi baterista dos Essa Entente, uma das bandas que marcou o final da década de '80 e início da '90 com o single "Dança Nua". No grupo lançou ainda o seu único álbum de estúdio homónimo, Essa Entente, em 1989.

Para além dos Essa Entente, Pedro Neto também assumiu as baquetas noutras bandas, nomeadamente: K4 Quadrado Azul, Ocaso Épico, Café Bagdad e DW VOID.

terça-feira, junho 17, 2025

Obituário: DOUGLAS MCCARTHY (1966-2025), vocalista dos Nitzer Ebb


Morreu Douglas McCarthy, vocalista dos Nitzer Ebb. O músico inglês tinha 58 anos e faleceu a 11 de Junho, sem que ainda se conheça a causa da sua morte. Sabe-se que tinha sido diagnosticado com cirrose hepática no ano passado.

Douglas McCarthy fundou os Nitzer Ebb, em 1982, ao lado de Vaughan "Bon" Harris e David Gooday, na sequência da sua paixão pelo movimento post-punk e gótico britânicos.

O grupo foi um dos pioneiros da EBM (Electronic Body Music), um género musical virado para a pista, mas, no entanto, não deixou de tocar na música industrial, de tendência rock e metal, para lá da vertente puramente electrónica. Nestes campos com guitarras eléctricas, destacam-se três dos seus seis álbuns de estúdio: That Total Age (a estreia de 1987), Ebbhead (1991) e Big Hit (1995).

McCarthy lançou ainda música com outros projectos, como nos Fixmer/McCarthy, ao lado de Terrence Fixmer; colaborou com Alan Wilder dos Depeche Mode nos Recoil; e lançou um disco em nome próprio, Kill Your Friends, em 2012.

As duas últimas actuações dos Nitzer Ebb em Portugal foram em 2019, no festival Vilar de Mouros e no Lisboa Ao Vivo.

Podcast: Ruído Alternativo #715 (17-06-2025)

sábado, junho 14, 2025

Obituário: LUÍS FERNANDO (1959-2025)


Morreu Luís Fernando, guitarrista português conhecido pela sua colaboração com Adelaide Ferreira. O seu desaparecimento foi anunciado hoje, 14 de Junho de 2025, com a publicação Roma Inversa a recordar que o músico lutava há alguns anos contra um cancro.

Naturalmente, importa mesmo sublinhar a sua colaboração com Adelaide Ferreira, artista com a qual co-escreveu sucessos “Baby Suicida”, “Bichos” - ambos da fase rock da cantora -, “Penso em Ti, Eu Sei” ou a super-balada “Papel Principal”. A sua preponderância em Amantes E Mortais, um dos maiores discos do hard rock nacional, é tal que foi chamado a estar presente na capa.

Luís Fernando esteve igualmente em alguns dos maiores sucessos do pop nacional como "Dei-te Quase Tudo" de Paulo Gonzo, tendo também colaborado com nomes como Mafalda Veiga, Lara Li e Luís Represas e com os seus Trovante.

Para além deste disco importantíssimo de 1989 e de toda a sua carreira musical, Luís Fernando deu ainda aulas de guitarra a nomes ilustres como Ricardo Amorim dos Moonspell.

quarta-feira, junho 11, 2025

Obituário: BRIAN WILSON (1942-2025)


Morreu Brian Wilson, para sempre baixista, teclista e líder "de facto" dos Beach Boys.

Wilson fundou os Beach Boys em 1961 e, no ano seguinte, tornou-se no primeiro artista pop da história a compor, escrever, produzir e tocar a sua própria música. "Surfin' USA" e "I Get Arround" foram apenas os primeiros sucessos de uma banda que espalharia a sua influência por muitos campos do rock e da pop. O álbum Pet Sounds, de 1966, para além de ser considerado o primeiro álbum conceptual, deu origem a subgéneros inteiros.

A carreira de Brian Wilson é também marcada por uma luta permanente com a doença mental, que começou bem cedo, mas foi sendo amplificada até ao início dos anos 90. Em 1988 iniciou uma carreira a solo em estreita colaboração com o seu psicólogo Eugene Landy - associação altamente controversa. Depois disso, no início dos anos 90, o fim do consumo de drogas ditou uma progressiva melhoria da sua saúde mental.

Brian Wilson tocou ao vivo até 2022 e passou por Portugal em 2016 para assinalar os 50 anos de Pet Sounds num concerto no Privamera Sound, no Porto. No ano passado ficámos a saber que lhe foi diagnosticada demência e não foi revelada a causa da sua morte, anunciada hoje, dia 11 de Junho de 2025, aos 82 anos.

sábado, junho 07, 2025

Podcast: Extra #11 - 2005 Foi Há Vinte Anos (07-06-2025)

Vinte anos só é muito tempo para quem ainda não tem vinte anos - esta é uma das normas que aprendemos com a idade. Para os autores deste podcast, recuar vinte anos é, certamente, ir às bases de um gosto musical sempre em mutação mas que então se inclinava definitivamente para as guitarras, para o fuzz e para o feedback - aqui utilizando o significado sonoro do termo. Neste Extra, o André Beda entra na máquina do tempo recua a um ano de lançamentos memoráveis, inequivocamente assinalável em termos de produção musical. 



segunda-feira, junho 02, 2025

Obituário: JAMES LOWE (1943-2025), vocalista dos The Electric Prunes


Morreu James Lowe, vocalista da banda de rock psicadélico Electric Prunes. O norte-americano tinha 82 anos e faleceu no dia 22 de Maio, de "causas naturais".

James Lowe foi fundador dos Electric Prunes, em 1965 (conhecidos antes como os Sanctions, de inspiração de surf rock), uma das influentes bandas do psicadelismo da década de 1960. O seu grande hit foi "I Had Too Much to Dream (Last Night)", que entrou na Billboard Hot 100 e que entrou ainda na importante compilação de culto dedicada ao psicadelismo e garage rock Nuggets de 1972. O seu álbum homónimo de 1967 valeu ainda aos Electric Prunes uma tour europeia.

Lowe acabou por abandonar a banda em 1968, desapontado com a direção musical e também devido às dificuldades financeiras dos Electric Prunes, passando a dedicar-se à vida atrás do palco como engenheiro de som.

Quanto aos Electric Prunes terminaram em 1970, regressando em 1999 com a formação original que incluía James Lowe para tocar ao vivo e gravar nova música. Essa nova música surgiu em 2001 com o álbum Artifact, ao qual se seguiram mais três discos: California (2004), Feedback (2006) e WaS (2014).

Obituário: RICK DERRINGER (1947-2025), fundador dos The McCoys


Morreu Rick Derringer, 'frontman' dos The McCoys, com carreira a solo e também enquanto produtor. O norte-americano faleceu aos 77 anos, no dia 26 de Maio, num hospital na Flórida, depois de lhe desligarem as máquinas de suporte vital. Rick teve "um choque" meses depois de ter sido alvo de um cirurgia cardíaca.

Rick Derringer formou os Rick And The Raiders, no início da década de '60, que mais tarde mudaram o seu nome para The McCoys, nos quais gravou o grande sucesso "Hang On Sloopy", em 1965. Os The McCoys terminaram em 1969, com Rick a aventurar-se numa carreira a solo; com um banda com nome do seu apelido (Derringer); e ainda com o seu irmão.

Enquanto guitarrista, colaborou com diversos artistas, como Barbra Streisand, Steely Dan, Cyndi Lauper ou Bonnie Tyler; tendo ainda produzido os primeiros seis álbuns de "Weird Al" Yankovic.