Morreu David Johansen, vocalista dos New York Dolls. O músico norte-americano tinha 75 anos e faleceu no passado dia 28 de Fevereiro, na sequência de complicações de saúde, após quase uma década de doença.
David Johansen foi um dos músicos que moldou a primeira onda do punk, conhecida como proto-punk. Foi um dos fundadores dos New York Dolls, em 1971, um grupo que em 1973 lançou um álbum homónimo que se tornou num clássico incontornável do glam rock e do proto-punk. Depois de novo disco em 1974, Too Much Too Soon, em 1976 os New York Dolls terminaram.
Em 1978, Johansen lançou-se para uma carreira a solo com a edição do seu primeiro álbum. Anos mais tarde, acabou por adoptar a persona de Buster Poindexter, com o qual conseguiu o primeiro grande sucesso, o single "Hot Hot Hot" (original dos Arrow), que chegou à posição 45 da Billboard Hot 100.
Muito mais tarde, em 2004, com a ajuda de Morrissey dos Smiths, David reuniu-se com os New York Dolls para espectáculos em Londres e que resultaria mesmo numa nova vida para os norte-americanos: um novo disco, One Day It Will Please Us To Remember Even This (2006). A este sucederam-se mais dois álbuns de estúdio, Cause I Sez So (2009) e Dancing Backward In High Heels (2011).
O músico foi ainda alvo de um documentário de Martin Scorsese e David Tedeschi, "Personality Crisis: One Night Only" (2023). E, recentemente, tinha pedido a ajuda aos fãs com as despesas médicas relacionadas com um tratamento contra o cancro terminal (em 2020 tinha anunciado sofrer de um tumor no cérebro).
David deixa quatro álbuns a solo, quatro enquanto Buster Poindexter e cinco com os New York Dolls.
Sem comentários:
Enviar um comentário