sábado, março 15, 2025

Podcast: Extra #6 - Femina: As Musas De Tigerman (15-03-2025)

13 convidadas para 18 músicas! No terceiro Sábado de Março, olhamos para o alinhamento de luxo de Femina (importante álbum da música portuguesa do século XXI, lançado em 2009 por The Legendary Tigerman) e ouvimos neste Extra a música dos diferentes projectos das "musas" convidadas por Paulo Furtado para o disco que colocou este seu projecto a solo na primeira liga da música nacional!

Teremos 18 músicas (e muitas surpresas), num ano que Tigerman vai comemorar os 15 anos sobre este grande trabalho; com concertos de comemoração nos primeiros três dias de Abril, no Porto, Lisboa e Coimbra, respectivamente. Sejam bem-vindos a Femina: As Musas De Tigerman!



terça-feira, março 11, 2025

Obituário: LUÍS FILIPE VAREJÃO (1972-2025), guitarrista dos Cabeças De Gado


Morreu Luís Filipe Varejão, guitarrista português dos Cabeças De Gado. O músico foi um dos fundadores do grupo, formado em Matosinhos, em 1988, tendo falecido ontem, segunda-feira, 10 de Março, aos 53 anos.

Os Cabeças De Gado tiveram uma longa carreira ligada ao underground até 2006, quando se separaram. Ao longo da sua carreira, os Cabeças De Gado abriram concertos de bandas como Xutos & Pontapés, Sitiados ou os Entre Aspas, tendo dedicado a sua carreira à cena musical do rockabilly e do surf rock. Entraram na compilação “Portugal Rockers”, lançada em 1995 pela Metralha Records, com dois temas - um trabalho que juntava vários nomes associados a esta vaga em Portugal, tais como: Texabilly Rockers, Dixie Boys, Jack & Os Estripadores ou Dr. Frankenstein. Voltaram em 2023 para celebrar os 35 anos sobre o seu nascimento.

Luís Filipe Varejão - que assinava a sua música como “El Flip” - esteve ligado a outras bandas do underground nacional, entre elas os The Prostitutes.

Podcast: Ruído Alternativo #687 (11-03-2025)

sábado, março 08, 2025

Obituário: BRIAN JAMES (1955-2025), guitarrista fundador dos The Damned


Morreu Brian James, guitarrista e principal compositor dos dois primeiros álbuns dos The Damned. Nasceu em Londres em 1955 com o nome de nascimento Brian Robertson e é uma das principais figuras do punk.

Foi ele que escreveu "New Rose", considerado o primeiro single do punk britânico, e foi a figura maior dos dois primeiros álbuns dos Damned, Music For Pleasure e Damned Damned Damned - ambos lançados em 1977, ano em que deixaria a banda.

Ao longo dos anos fundou bandas como With Tanz Der Yout ou The Lords Of The New Church, para além de ter lançado música em nome próprio e trabalhado ao lado de lendas como Iggy Pop, Stewart Copeland ou Wayne Kramer, para além de reuniões esporádicas com os The Damned.

Brian James faleceu aos 70 anos no passado dia 6 de Março, sem que tenha sido revelada a causa da sua morte.

Obituário: AARON ROSSI (1980-2025), ex-baterista dos Ministry e dos Prong


Aaron John Rossi, músico norte-americano, nasceu a 6 de Dezembro de 1980 e tem na sua discografia discos com nomes como John 5, Ankla e os já referidos Prong e Ministry. Ao serviço destes últimos esteve nomeado para o Grammy de melhor performance metal na 52ª edição dos prémios, com a versão de "Señor Peligro" presente no álbum ao vivo de 2009, Adios... Puta Madres.

Aaron Rossi faleceu já no passado dia 27 de Janeiro, aos 44 anos e vitima de um ataque cardíaco fulminante, mas só agora a família comunicou a sua morte em nota de imprensa.

segunda-feira, março 03, 2025

Obituário: JOEY MOLLAND (1947-2025), guitarrista dos Badfinger


Morreu Joey Molland, guitarrista galês dos Badfinger, aos 77 anos. O músico faleceu no passado Sábado, dia 1 de Março, sem que tenha sido conhecida a causa da sua morte. Porém, sabia-se que este batalhava uma série de problemas de saúde nos últimos três meses.

Joey Molland entrou para os Badfinger em 1967, logo depois destes terem mudado de nome - antes eram conhecidos por The Iveys. Com o grupo gravou vários sucessos como "Come And Get It" (escrito a meias com Paul McCartney), "No Matter What", "No Dice", "Day After Day", "Straight Up" e "Baby Blue".

O álbum de estreia dos Badfinger, Magic Christian Music (1970), foi co-produzido por McCartney, enquanto o terceiro Straight Up (1971) foi co-produzido por George Harrison e Todd Rundgren; mostrando a relação estreita dos Beatles com os Badfinger (com o próprio Joey Molland a contribuir, mais tarde, para álbuns a solo de George Harrison e John Lenon).

Molland esteve no grupo até 1974, voltando para uma segunda encarnação dos Badfinger, que tinham terminado devido ao suicídio do vocalista Pete Ham. Esta segunda vida dos Badfinger teve começo em 1978 e resultou em mais dois álbuns para o grupo galês. No entanto a tragédia do suicídio voltou a assolar a banda com a morte de Tom Evans em 1983. O guitarrista (e também teclista) Joey Molland acabou por focar-se numa carreira a solo, tendo seis álbuns de estúdio.

Obituário: DAVID JOHANSEN (1950-2025), vocalista dos New York Dolls


Morreu David Johansen, vocalista dos New York Dolls. O músico norte-americano tinha 75 anos e faleceu no passado dia 28 de Fevereiro, na sequência de complicações de saúde, após quase uma década de doença.

David Johansen foi um dos músicos que moldou a primeira onda do punk, conhecida como proto-punk. Foi um dos fundadores dos New York Dolls, em 1971, um grupo que em 1973 lançou um álbum homónimo que se tornou num clássico incontornável do glam rock e do proto-punk. Depois de novo disco em 1974, Too Much Too Soon, em 1976 os New York Dolls terminaram.

Em 1978, Johansen lançou-se para uma carreira a solo com a edição do seu primeiro álbum. Anos mais tarde, acabou por adoptar a persona de Buster Poindexter, com o qual conseguiu o primeiro grande sucesso, o single "Hot Hot Hot" (original dos Arrow), que chegou à posição 45 da Billboard Hot 100.

Muito mais tarde, em 2004, com a ajuda de Morrissey dos Smiths, David reuniu-se com os New York Dolls para espectáculos em Londres e que resultaria mesmo numa nova vida para os norte-americanos: um novo disco, One Day It Will Please Us To Remember Even This (2006). A este sucederam-se mais dois álbuns de estúdio, Cause I Sez So (2009) e Dancing Backward In High Heels (2011).

O músico foi ainda alvo de um documentário de Martin Scorsese e David Tedeschi, "Personality Crisis: One Night Only" (2023). E, recentemente, tinha pedido a ajuda aos fãs com as despesas médicas relacionadas com um tratamento contra o cancro terminal (em 2020 tinha anunciado sofrer de um tumor no cérebro).

David deixa quatro álbuns a solo, quatro enquanto Buster Poindexter e cinco com os New York Dolls.

sábado, março 01, 2025

Podcast: Extra #5 - Humor Nacional Amplificado (01-03-2025)

No primeiro Sábado do mês de Março de 2025, e em época carnavalesca, mergulho no cancioneiro nacional de tom cómico, irónico e sarcástico (registado em disco ou digitalmente). Uma espécie de antologia da música humorística portuguesa, que usou o universo rock e metal como plataforma para umas piadas e boa disposição. Não é demais lembrar que este é um programa sem filtros, para maiores de 18, e que não é aconselhável a sua audição por pessoas pobres de espírito.