Morreu Marianne Faithfull. A cantora tinha 78 anos e faleceu esta quinta-feira, 30 de Janeiro, de causas ainda desconhecidas.
Marianne Faithfull nasceu em Londres, tendo lançado o primeiro single em 1964, "As Tears Go By", composto por Andrew Loog Oldham, Mick Jagger e Keith Richards - empresário e músicos dos Rolling Stones. O sucesso dos seus primeiros álbuns transformou-a numa das maiores figuras femininas da British Invasion e a sua relação com Jagger e algumas participações em filmes fizeram de Faithfull uma estrela planetária na ponta final dos anos 60.
Problemas pessoais e uma dependência da heroína eclipsaram todo esse sucesso e os anos de abuso de substâncias e laringites severas transformaram-lhe a voz... para melhor. O regresso dá-se com Broken English em 1979 e os elogios não podiam ser mais rasgados, dando um novo fôlego à carreira da cantora.
Deixa um legado enorme para uma série de linguagens musicais que não apenas a pop: ao longo da sua longa carreira andou pelo rock, new wave, folk, blues e até entrou no mundo metaleiro por via de "The Memory Remains", cantando o interlúdio mais cantado ao vivo pelos fãs dos Metallica.
Marianne Faithfull, que não actuava ao vivo desde 2016, fê-lo por duas vezes em Portugal: em 1992 e 2005.