sábado, maio 27, 2017

Informação: Emissão De Amanhã - Programa 330 (28 De Maio De 2017)

O programa de amanhã à noite do Ruído Alternativo não irá para o ar através da antena da Tejo FM. Como podem ler aqui o Centro Emissor da rádio onde estamos presentes encontra-se com avarias, pelo que esta emissão apenas estará disponível em podcast.

Lembramos que temos reservado para este programa uma Colecção RA em memória de Chris Cornell, músico que faleceu recentemente.

Com estes problemas, aos quais somos alheios, faremos de tudo para disponibilizar amanhã, dia 28 de Maio, o programa 330 em podcast, às 22h, aqui no blog.

Deixamos o aviso que a gravação da vozes para este problema não aconteceu com as melhores condições, pelo que solicitamos a vossa compreensão quanto a esse facto. No entanto, a música estará em perfeitas condições e com a melhor qualidade, como já hábito no Ruído Alternativo.

As nossas sinceras desculpas.

Boas audições.

A equipa,
Ruído Alternativo.

Antevisão/Destaques: Programa 330

52 anos... É cedo, sempre cedo. Chris Cornell desapareceu e deixa-nos um importante legado que percorre mais de 30 anos de actividade. O músico fez carreira a solo, esteve nos Soundgarden, Audioslave e Temple Of The Dog, e este Domingo contamos a história por detrás de mais dois discos seus na Colecção RA, de Soundgarden e Audioslave. Maio fecha com uma triste notícia por aqui, mas o bom rock não deixa de marcar presença no Ruído Alternativo.

---

(1994) Soundgarden - Superunknown 


No dia 8 de Março de 1994 saiu para as lojas aquele que é o maior disco dos Soundgarden. A banda de Seattle foi a primeira dos big 4 do grunge [com Nirvana, Alice In Chains e Pearl Jam] a assinar por uma major, mas no entanto foi a última a tocar no céu. 1994 foi o último grande ano para um género que juntou o fuzz das guitarras com letras depressivas, a música acústica, a raiva, a atitude punk... e Superunknown mostrou-se como o último canto do cisne. Pelo meio, está aquela que uma das mais reconhecíveis canções de uma era, "Black Hole Sun", cujo o vídeo se tornou num ícone e num quadro de uma geração. Na primeira semana em que esteve nas ruas o disco chegou logo ao topo da tabela dos mais vendidos nos E.U.A. e hoje conta com mais de 10 milhões de cópias vendidas. Este é o álbum que define o som dos Soundgarden que aqui abordam novos sons, experimentam e não deixam o peso e a negritude como nos tempos antigos. Ouvem-se os Beatles e os Led Zeppelin, mas acima de tudo uma banda que nunca se desviou de um trilho sonoro e nunca se vergou a tendências. 70 minutos, 15 músicas, 5 singles, 6 videoclips - clássico!
CM

--- 

(2002) Audioslave - Audioslave

Quando os instrumentistas dos Rage Against The Machine decidiram ficar juntos e formar uma nova banda, estariam longe de imaginar que iriam acabar com Chris Cornell ao microfone. Adaptar o som dos RATM à voz de Cornell seria uma tarefa difícil, talvez por isso os Audioslave tenham seguido outro caminho. Não que tenha sido algo forçado, é preciso notar: nos primeiros 19 dias de banda, os Audioslave escreveram 21 canções. Sobre esses dias o baterista Brad Wilk referiu que nem deu pelas horas passarem - nem uma ponta de cansaço. Tom Morello percebeu logo a química com Cornell na primeira audição: "não soava bem, nem fantástico, soava a algo transcendente". Já o baixista Tim Commerford diz que finalmente percebeu a lírica do vocalista com o tema "Like A Stone": "pensava que era uma música trivial sobre amor. Depois o Chris explicou-me que o sujeito estava à espera de morrer, enquanto via todos à sua volta desaparecerem. Com ele nada é trivial", disse. Daqui saiu o disco homónimo de estreia da banda que provou ser muito mais que o binómio RATM + Soundgarden - um trabalho que não caiu bem a toda a imprensa, mas que colocou os Audioslave como uma das maiores bandas ao vivo da época. Tudo acabou em 2007, por razões que nunca foram completamente esclarecidas. Voltaram a pisar um palco juntos em Janeiro passado, numa reunião que soube a pouco, ainda mais agora com o desaparecimento de Cornell e quando sabíamos que uma reunião em larga escala estava para breve...

AB

Ruído AlternativoDomingo22h-24h na Tejo FM (emissão online aqui).

Colecção RA: Soundgarden - "Superunknown" (1994) & Audioslave - "Audioslave" (2002)

No próximo Domingo o Ruído Alternativo regressa às emissões de Colecção RA e, como se impõe, dedicamos as duas horas de emissão à mais recente estrela que desapareceu do universo do rock: Chris Cornell. Os mais de trinta anos de carreira do músico não podem ser, naturalmente, reduzidos a dois discos, razão pela qual no programa da próxima semana passamos em revista os sons de uma vida e dos vários projectos de Cornell. Esta próxima emissão fica assim reservada a dois discos marcantes da sua carreira: Superunknown (1994) dos Soundgarden e Audioslave (2002) dos Audioslave

--- 

Oportunamente já tínhamos colocado na nossa colecção de discos um álbum dos Soundgarden - aquele que muitos dizem ser o melhor da sua carreira quando a rampa para o sucesso já era uma questão de meses. Badmotorfinger foi o disco mais consistente até 1991, daquela que foi a primeira banda de grunge a assinar com uma major. No entanto, foi ao quarto disco, três anos mais tarde, que os Soundgarden passaram de uma banda inserida numa cena que tinha explodido a nível mundial - o grunge de Seattle (E.U.A.) - para um fenómeno de massas e do mainstream. A explicação é, acima de tudo, "Black Hole Sun", tema do álbum Superunknown que arrebentou com os tops e que rodou incansavelmente nas rádios, enchendo a MTV com um dos mais icónicos vídeos que alguma vez vimos. No entanto, também a evolução sonora e um estilo muito próprio aberto a novas ideias e sons permitiu aos Soundgarden crescer e tocar o céu. Hoje, 23 anos depois, esperávamos por uma data do grupo em Portugal, mas tal não aconteceu. Chris Cornell enforcou-se aos 52 anos, no dia 17 de Maio, "Like A Suicide" - como diz o último tema de Superunknown. Mais uma estrela do grunge que desaparece e deixa cada vez mais órfão um género que atravessou diversos públicos.

CM
Soundgarden

---

A história dos Audioslave foi sempre marcada por alguma instabilidade no seio da banda, tendo em conta a forma como tudo começou a ganhar forma e a forma como tudo acabou. No entanto, pelo meio, encontram-se três registos de estúdio que - cada um à sua maneira - marcam fortemente o rock do início do século XXI. E se aprofundarmos a pesquisa, uma verdadeira história de amizade: Chris Cornell, que teve um 2002 cheio de problemas pessoais e relacionados com vários vícios, disse num dos primeiros concertos da banda que os seus três companheiros lhe haviam salvo a vida durante esses momentos difíceis. Aos 52 anos o músico de Seattle sucumbiu aos seus demónios e, caindo no cliché habitual destas situações, deixa um legado considerável: foi uma das vozes de duas gerações nos anos 90 e 2000, ao leme de Soundgarden e Audioslave. Uma voz ímpar que a morte não calará, pelo menos no Ruído Alternativo.

AB

Audioslave

---

Ruído AlternativoDomingo, 22h-24h na Tejo FM. Emissão online aqui.

sábado, maio 20, 2017

Antevisão/Destaques: Programa 329

Depois de uma Emissão Especial dedicada à nova música portuguesa, o Ruído Alternativo volta a sentir o pulso da música rock e metal dentro e fora de portas, com uma emissão dedicada à actualidade semanal. O programa fica obviamente marcado pelo desaparecimento de Chris Cornell, líder dos Soundgarden, Audioslave e Temple Of The Dog, que nos deixou aos 52 anos... [lembrete: reservámos os dois próximos programas à sua música e em sua memória, como podem ver na Agenda RA na barra lateral direita do blog].

E, para além dessa triste notícia, há também muita música nova para ouvir, damos conta das notícias que vão marcando os dias do rock e temos ainda uma entrevista com os Then They Flew - banda que passou recentemente pelo Cartaxo a propósito de mais uma sessão das Cartaxo Sessions.

Portanto, mais um programa a não perder!

Em baixo, algumas das bandas e artistas que se farão ouvir nesta emissão de Domingo:

1ª parte:
 
Soundgarden | Starcrawler
White Hills | Mazzy Star

2ª parte:

Bill & Phil | Living Colour
Textures | Audioslave

Ruído AlternativoDomingo22h-24h na Tejo FM (emissão online aqui).

quinta-feira, maio 18, 2017

Discurso Alternativo: Then They Flew

A 13 de Maio o Centro Cultural do Cartaxo foi palco de mais uma sessão das Cartaxo Sessions. Nesta estiveram os post-rockers Then They Flew, com quem o Ruído Alternativo falou e cuja a entrevista passa no programa deste Domingo, 21 de Maio.

Then They Flew

Os Then They Flew formaram-se em 2013, em Lisboa, e são compostos por Marcos Janela (baixo), Bernardo Sampaio (guitarra), Gonçalo Paiva (guitarra), Ricardo Almeida (guitarra) e Hugo Gouveia (bateria).

Em 2015 a banda lançou por conta própria o seu disco de estreia, Stable As The Earth Stops Spinning, trabalho que foi colocado em várias listas de melhores desse ano para sites e blogs dedicados ao post-rock, entre outros. Desde o ano passado que o grupo prepara segundo e novo disco, um o processo que, admitem, está atrasado devido à dificuldade em arranjar um baterista a tempo inteiro - um problema que também tem afectado a possibilidade de poderem tocar em palcos internacionais.

Todos os membros de Then They Flew falaram com o Ruído Alternativo sobre o seu percurso, numa entrevista para ouvir no programa desta semana: Domingo, 21 de Maio, a partir das 22h nos 102.9 FM para o Ribatejo ou na emissão online para todo o mundo em tejoradiojornal.pt.
---

Na próxima semana colocaremos o podcast desta entrevista completa, sem cortes nem intervalos, aqui no blog em Discurso Alternativo.

sábado, maio 13, 2017

Antevisão/Destaques: Programa 328

Domingo está aí à porta e como prometido temos preparado um Ruído Alternativo em cheio! Mais uma Emissão Especial dedicada à nova música portuguesa, com duas horas de muito rock e metal nacionais! A juntar temos ainda uma entrevista com João Pedrosa, colaborador da editora independente Omnichord Records.

1ª parte:

Mazgani | Papaya
Rua Direita | Duquesa

2ª parte:

Drivingwest | Stone Dead
This Penguin Can Fly | Adamantine

Ruído AlternativoDomingo22h-24h na Tejo FM (emissão online aqui).

sexta-feira, maio 12, 2017

Emissão Especial: Nova Música Portuguesa (2017/5)

Fátima, fado e futebol: o Papa anda por cá, a Eurovisão parece prometer, o futebol está ao rubro e no Ruído Alternativo voltamos ao mesmo fado e dedicamos um programa inteiro de duas horas ao rock e metal nacionais.

Este vai ser o quinto programa deste ano dedicado à música portuguesa e se juntarmos a estas dez horas de música nacional mais uma hora no programa que também foi dedicado à memória de Chuck Berry (para além de a que colocamos em programas regulares), e temos mais de 11 horas de música portuguesa em 2017!

E como se isto não bastasse, temos ainda uma entrevista. João Pedrosa, colaborador da Omnichord Records, falou-nos sobre como é trabalhar numa editora independente em Portugal e sobre a cena de Leiria, numa conversa com pouco mais de dez minutos - uma parte importante da indústria musical que nunca foi relatada por quem está dentro de uma editora no Ruído Alternativo.

Esta é a Emissão Especial que vos propomos para este Domingo. Em baixo fiquem com as bandas e artistas que têm música assegurada neste programa!
  • Adamantine
  • Anarchicks
  • Black Bombaim & Peter Brötzmann
  • Bom Marido
  • Cavemaster
  • Cruzes Canhoto
  • Drivingwest
  • Duquesa
  • Flying Cages
  • George Marvinson
  • Les Crazy Coconuts
  • Mazgani
  • Moonlit Align
  • Nice Weather For Ducks
  • Papaya
  • Quadra
  • Rua Direita
  • Stone Cold Lips
  • Stone Dead
  • The Psycho Tramps
  • The Quartet Of Woah!
  • This Penguin Can Fly
  • Vai-te Foder
Ruído AlternativoDomingo22h-24h na Tejo FM (emissão online aqui).

quinta-feira, maio 11, 2017

Discurso Alternativo: João Pedrosa (Omnichord Records)

Em Abril o Centro Cultural do Cartaxo assistiu a mais uma sessão das Cartaxo Sessions. No dia 29 que aterraram no Cartaxo os espanhóis Ola La Meta e os portuenses Fugly, com quem conversámos (para ouvir aqui), mas também a dupla de DJs Supersonic Overdrive. Esta dupla é composta por João Pedrosa, colaborador da Omnichord Records e anfitrião do programa Frequência Cardíaca [Facebook; podcasts), e por Ricardo Ribeiro, o DJ Peregrino e também anfitrião do programa Pedal De Distorção [Facebook; podcasts].

As Cartaxo Sessions propuseram ao Ruído Alternativo conversar com o primeiro, João Pedrosa, uma vez que este trabalha de perto com a editora de Leiria, cuja a música costuma rodar pelo Ruído Alternativo. A entrevista (improvisada, momentânea e sem rede) ouve-se este Domingo na Tejo FM - naquela que é a primeira conversa com um colaborador de uma editora no Ruído Alternativo.

João Pedrosa, colaborador da Omnichord Records (Facebook; Bandcamp; Site; YouTube)

João Pedrosa tem 29 anos é da aldeia de Sismaria, Leiria, e é, entre outras coisas, colaborador da editora independente Omnichord Records. Esta editora comemora actualmente cinco anos, data assinalada com a edição de cinco vinis no Record Store Day, que se celebrou a 22 de Abril.

Nos bastidores do Centro Cultural do Cartaxo, João Pedrosa falou sobre esta primeira saída de Leiria por parte dos Supersonic Overdrive, sobre a experiência que é trabalhar numa editora independente em Portugal e sobre a cena de Leiria, impulsionada nos últimos anos com o nascimento desta editora.

Esta entrevista pode ser ouvida no programa desta semana: Domingo, 14 de Maio, a partir das 22h nos 102.9 FM para o Ribatejo ou na emissão online para todo o mundo em tejoradiojornal.pt.

---

Na próxima semana publicamos o podcast desta entrevista completa, sem cortes nem intervalos, aqui no blog em Discurso Alternativo.

---

Aproveitamos para deixar em baixo um documentário sobre a história da editora de Leiria, integrado na série I Love My Label - Antena3Docs produzida pela Antena 3. Quinze minutos onde são contados os passos sobre a Omnichord Records:

sábado, maio 06, 2017

Antevisão/Destaques: Programa 327

Mais uma semana, mais uma emissão do Ruído Alternativo em andamento, desta feita regressando à actualidade do mundo do rock e metal. Muita música nova para ouvir ao longo do programa de amanhã à noite, com destaque ainda para uma entrevista com os Fugly e a antevisão à próxima noite das Cartaxo Sessions. Conheçam em baixo alguns destaques:

1ª parte:
 
Then They Flew | Spectres
Dan Auerbach | Rancid

2ª parte:

Mutoid Man | Roger Waters
Municipal Waste | Arcadea

Ruído AlternativoDomingo22h-24h na Tejo FM (emissão online aqui).

sexta-feira, maio 05, 2017

Discurso Alternativo: Fugly

No dia 29 de Abril o Centro Cultural do Cartaxo recebeu mais uma sessão das Cartaxo Sessions, a primeira desta sua nova vida que trouxe uma banda internacional à Capital do Vinho. Com os espanhóis Ola La Meta estiveram os portuenses Fugly, com quem conversámos, e cuja a entrevista roda este Domingo, 7 de Maio.

Fugly, formados por: Rafael "Silver", Gil Costa, Pedro Feio e Nuno Loureiro (esq.-dir.) [na foto, à direita, está Tommy Hogg que saiu do grupo dando lugar a Nuno Loureiro]

Os Fugly formaram-se em 2015 no Porto. O técnico de som Pedro Feio (guitarra e voz) mostrou a Rafael "Silver" (baixo) dos The Lazy Faithful algumas canções e arrancou aí um projecto que junta ainda Gil Costa (bateria) e Tommy Hogg (guitarra) - este último saiu depois da edição do primeiro trabalho do grupo para dar lugar a Nuno Loureiro.

Em 2016 a banda atirou-se, assim, para o seu primeiro trabalho, o EP Morning After, que foi editado em cassete e disponibilizado nas mais variadas plataformas de música. No entanto, é com a sua entrada na agência Pointlist que tudo muda para o grupo, conseguindo uma agenda recheada de concertos que se tem estendido até este ano.

Com o Ruído Alternativo falaram todos os membros do grupo: Pedro, Rafael, Gil e Nuno, que nos contaram como tem sido a experiência de ter uma banda com uma curta vida mas com muitos concertos [também em Espanha], sobre o EP e ainda o futuro que trará novo disco para o final de 2017/início de 2018.

A entrevista com os Fugly pode ser ouvida ao longo do programa desta semana: Domingo, 7 de Maio, a partir das 22h nos 102.9 FM para o Ribatejo ou na emissão online para todo o mundo em tejoradiojornal.pt.

---

Na próxima semana colocaremos o podcast desta entrevista completa, sem cortes nem intervalos, aqui no blog em Discurso Alternativo.