sexta-feira, fevereiro 26, 2016

Colecção RA: David Bowie - "The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars" (1972) & David Bowie - "1.Outside" (1995)

Fevereiro chega ao fim com um ritual habitual nesta casa. Colecção RA a fechar o segundo mês do ano, com mais uma homenagem ao mestre David Bowie, falecido no passado dia 10 de Janeiro. Nas duas horas de emissão de Domingo dissecamos duas fases distintas da sua profícua carreira: a partir das 22h do dia 28 de Fevereiro, Ruído Alternativo com a audição dos álbuns The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars (1972) 1.Outside (1995). O génio de Bowie de regresso à Tejo FM.

---

Aos 25 anos, David Bowie era um músico à procura do seu espaço e do seu lugar como estrela pop. Influenciado por Little Richard ou Velvet Underground, Bowie já havia dado sinais para um futuro que se revelou brilhante. "Space Oddity" foi o tema que o fez descolar da zona pop rock vigente - bluesy -, seguindo-se, em 1970, um percurso de seis discos incluídos na sua época dourada. O primeiro capítulo foi o esquecido The Man Whol Sold The World, a abrir os 70s, ao qual se seguiu Hunky Dory em 1971 - a antecâmara de Ziggy Stardust -, com "Life On Mars?" a apontar de novo para o espaço e para a estratosfera pop e com "Changes" a premeditar toda a carreira de David Bowie. E em 1972, apenas seis meses após Hunky Dory, saiu o meteoro: The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars. Nasceu aqui a primeira grande personagem do músico britânico, Ziggy Stardust, que com os Spiders From Mars (Mick Ronson, Trevor Bolder e Mick Woodmansey), conquistou quase todo o mundo com a intenção de contar uma história, um conceito, para um público vindo da ressaca de 1967 e do movimento hippie. Em 1972, Bowie era um homem atarefado, desdobrava-se pela sua própria música, ajudava os Mott The Hoople e ainda Lou Reed, conseguindo um feito inédito ao colocar seis discos seus no top britânico no ano seguinte. 1973 foi, assim, o culminar de muito trabalho, muitos concertos e muita imprensa, para um músico e respectivas personagens que se estenderam, numa primeira fase, até 1974 [com a edição de mais três discos: Aladdin Sane (1973), Pin Ups (1973) e Diamond Dogs (1974)]. Logo depois, os encantos da América chamaram o músico britânico e surgiram novas revoluções dentro da própria revolução que foi David Bowie. Consegui-o.
CM
David Bowie And The Spiders From Mars

---
Depois de se ter tornado numa máquina de fazer singles durante os anos 80, Bowie teve alguma dificuldade em adaptar-se às mudanças trazidas no final da década, que viriam desaguar na febre grunge em 1992. Os Tin Machine e o sonho do regresso às raízes hard rock durou pouco e em 1993 o Camaleão volta a trabalhar com Nile Rodgers em Black Tie White Noise. A tentativa de voltar às pistas de dança, como em Let's Dance (1984) não resultou - afinal, os tempos eram outros. É com o regresso de Brian Eno à cadeira de produtor, em 1995, que Bowie volta a ser musicalmente relevante, fazendo música desafiante e mantendo-se à margem do mainstream. 1.Outside absorvia influências industriais, juntava-lhes a velha paixão pelo jazz e trazia consigo uma narrativa fictícia deliciosamente insana. O cenário pós-apocalíptico nas vésperas do novo milénio é, aliás, tão criativo, que só ao longo da emissão o conseguiremos explicar convenientemente. O desempenho comercial desta ambiciosa obra não foi brilhante, dentro dos parâmetros de Bowie, mas singles como "Hallo Spaceboy" ajudaram-no a reentrar no mercado norte-americano. Mais importante que isso, 1.Outside mostrou, para quem tivesse dúvidas, que ainda havia Bowie para além da máquina de fazer singles dos anos 80.
AB

David Bowie

Sem comentários:

Enviar um comentário