domingo, fevereiro 22, 2015

Antevisão/Destaques: Programa 225


Depois de um Fevereiro marcado pelo anuncio dos primeiros grandes nomes para a época festivaleira que se segue, deixamos a actualidade de parte e, por mais uma emissão - como sempre a última do mês -, pegamos em dois discos que marcam, também eles, a actualidade rock e ouvimo-los na íntegra numa emissão onde os acrescentamos à nossa colecção! Ruído Alternativo em mais uma emissão especial para ouvir amanhã à noite, a partir das 22h, na Tejo FM!

(1992) L7 - Bricks Are Heavy

A primeira hora do programa está reservada para as rainhas do rock L7. A banda de rock feminino foi colocada na grande malha grunge e, com uma carreira iniciada já em 1985 no punk rock, é com o terceiro disco, Brick Are Heavy em 1992, que atinge a maturidade. Viram-se para o metal, são levadas à boleia do sucesso de grunge e do fenómeno da longínqua e fria Seattle [as L7 são de Los Angeles] e com o hino "Pretend We're Dead", à cabeça, tornam-se num dos porta-vozes do rock no feminino, admiradas por muitos (os Nirvana estiveram sempre presentes) e criam ainda um dos discos da década de 90, para além de uma mão cheia de hinos alternativos. A banda tornou-se numa das grandes influências para todo o rock feminino e passariam largos anos nas graças da crítica que via nelas um rock tão musculado e bom quanto o feito pelos homens, político, negro e bem trabalhado. Sempre com um apelo grunge e um apelo pop que lhe permitiu assumir a coroa.
Carlos Montês

Na segunda parte voltamos as atenções para um disco nacional, no caso Olhos De Mongol, a estreia dos Linda Martini. Se pensarmos em bandas de culto portuguesas, junto ao nome dos veteranos Mão Morta já aparece o do agora quarteto, tal o número de seguidores conquistados ao longo de dez anos de carreira. Tudo começou ainda antes da edição deste trabalho, numa altura em que o myspace era a rede social da moda e uma das favoritas de quem procurava nova música. O EP de estreia trouxe o super-single "Amor Combate", tema que transitou também para Olhos De Mongol. O disco demonstrou o que a banda podia fazer quando era dada uma tela maior, dando asas a peças alongadas de rock exploratório cantadas em português. Daqui para a frente a carreira dos Linda Martini entraria numa fase de crescimento que se mantém até aos dias de hoje, com cada vez mais seguidores atentos da melancolia fado-noise da banda. No entanto, o lugar na memória é assegurado por clássicos como "Amor Combate", "Dá-me A Tua Melhor Faca" ou "A Severa (Ver De Perto)".
André Beda

(2006) Linda Martini - Olhos De Mongol
 
Tudo isto, e muito mais, a não perder amanhã à noiteA partir das 22 horas na Tejo FM em 102.9 FM para toda a região do Ribatejo, Grande Lisboa e Zona Oeste. Ou para todo o mundo na emissão online em www.tejoradiojornal.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário