domingo, dezembro 04, 2011

A Análise: Heathen - "The Evolution Of Chaos"

Chamam-se Heathen e formaram-se em 1984 em São Francisco, o berço (por excelência) do thrash metal, e estiveram hibernados de 1993 a 2002. The Evolution Of Chaos é o primeiro longa-duração que resulta da reunião da banda norte-americana, um álbum que começa por não envergonhar o seu passado, mas transforma-se em algo mais.
Não gozando da popularidade dos nomes de proa do movimento thrash, nem tão pouco da segunda linha de luxo que inclui nomes como Exodus, Kreator e Testament, o culto à volta dos Heathen atinge proporções algo surpreendentes. Chegaram a ser banda de suporte nos anos dourados dos Sepultura e o seu "desmantelamento" está directamente relacionado com a saída de muitos dos seus membros em 1992, momento em que o metal perdia terreno para sonoridades como o grunge.
Dificilmente venderão mais discos hoje do que em 1992, mas o revivalismo do estilo permitiu-lhes voltar pela porta grande. Mais uma vez digo: saber esperar é uma virtude. Se The Evoluition OfChaos fosse lançado na primeira metade da década de 2000 passaria completamente ao lado da crítica. Desta forma, este disco assume-se como um dos lançamentos mais importantes do thrash metal moderno, uma vez que Lee Altus e companhia não ficaram presos no início dos anos 90. "Dying Season", "Control By Chaos", "Silent Nothingness" e "No Stone Unturned" - que, juntamente com algum dos temas do último álbum dos Testament, deve ser a melhor música de thrash metal dos últimos 20 anos - são exemplos de que se pode actualizar o som do thrash metal, sem se ter de voltar a fazer o mesmo tipo de som que se fazia há 30 anos.
Pondo tudo em pratos limpos, The Evolution Of Chaos dos Heathen e The Formation Of Damnation dos Testament são os melhores álbuns de thrash metal em muito tempo. São também o resultado de uma liberdade que os nomes grandes do movimento não gozam: a liberdade para inovar. Venham mais destes!
André Beda

Sem comentários:

Enviar um comentário