sexta-feira, novembro 21, 2025

Obituário: GARY "MANI" MOUNFIELD (1962-2025), baixista dos Stones Roses e Primal Scream


Morreu Gary "Mani" Mounfield. O baixista dos Stone Roses e Primal Scream tinha 63 anos e faleceu de causas ainda desconhecidas. O músico preparava-se para iniciar uma digressão de conversas sobre a sua vida e carreira.

Gary esteve na formação, no início da década '80, dos Fireside Chaps, em Manchester, que mais tarde acabariam por ver a entrada de Ian Brown como novo frontman, alterando o nome para The Stone Roses. O grupo tornou-se num dos elementos centrais do movimento que ficou conhecido por Madchester que uniu fãs de música electrónica aos fãs de rock (com pop psicadélica).

O músico esteve nos dois álbuns de estúdio dos The Stone Roses, o homónimo de estreia de 1989 (aclamado amplamente até aos dias hoje por fãs, imprensa e indústria musical) e Second Coming de 1994. A banda terminou dois anos mais tarde, com "Mani" a participar na digressão de regresso dos britânicos entre 2012 (ano em que actuaram no NOS Alive, em Oeiras) e 2017.

Com o fim dos Stone Roses, em 1996, Gary entrou para os Primal Scream onde militou por 15 anos. Gravou todos os álbuns entre Vanishing Point (1997) e Beautiful Future (2008), saindo do grupo em 2011 para se juntar de novo aos Stone Roses.

"Mani" - uma das figura-chave do Madchester - esteve ainda no supergrupo Freebass que foi formado por três baixistas: o próprio Gary e ainda Andy Rourke (dos Smiths) e Peter Hook (dos Joy Division e New Order). Mais tarde estenderam a sua formação com a entrada de Gary Brigg (dos Cornwall) na voz. Os Freebass lançaram um único álbum, It's A Beautiful Life (2010), com destaque para a utilização de três baixos na sua gravação.

Sem comentários:

Enviar um comentário