quarta-feira, junho 26, 2019

Colecção RA: Pavement - "Crooked Rain, Crooked Rain" (1994) & Pixies - "Doolittle" (1989)

1ª parte:

Resvés Piscina dos Grandes (Mainstream)

Pavement

Em 2010 já tinha havido reunião - 11 anos depois de terem dado por terminada uma carreira de 10 anos (1989-1999)... e, 10 anos depois, é chegada a altura de um novo regresso. 2020 parece ainda longe, quando ainda falta qualquer coisa como meio ano, mas é já promissor para os fãs do rock independente da década de '90: os Pavement anunciaram uma terceira vida e marcaram, para já, dois concertos na Península Ibérica. Os Primavera do Porto e de Barcelona foram os primeiros festivais [locais] confirmados com concertos para os norte-americanos onde se espera uma revisitação de uma carreira com cinco álbuns. Senhores de um sólido percurso, desde o alvorar do seu primeiro trabalho, o EP Slay Tracks: 1933–1969 (1989), os Pavement são um dos nomes mais fortes que o underground norte-americano viu nascer no fim do século XX. Cimentaram as bases para o normativo e "novo" indie rock do século seguinte, com as suas pegadas a serem seguidas por nomes como Strokes ou Arctic Monkeys, por exemplo. Em 1994, ao segundo disco, Crooked Rain, Crooked Rain, estiveram a poucos passos de fazer sucesso no mainstream, mas isso não impediu o registo do seu lugar na história recente da música independente. Afinal, anunciam um novo regresso aos palcos com um ano de antecedência e muitas palavras já se escreveram e disseram a este propósito. Domingo, por aqui, revisitamos os seus primeiros anos de vida.

CM

2ª parte

À Beira da Explosão do Alternativo

Pixies

À porta dos anos 90, e da chegada do rock alternativo às grandes massas, estava uma banda de Boston. Os Pixies, empurrados pela revolução grunge, antes de fazerem sucesso na sua pátria, já exportavam o seu rock-ora-amargo-ora-doce para este lado do Atlântico. Depois de uma estreia com um Surfer Rosa, que mais tarde serviria como uma das bases dessa revolução, Doolittle trouxe-lhes as luzes da ribalta, com um single que ainda hoje faz parte das playlists das rádios, inclusive das portuguesas: "Here Comes Your Man". A música escrita por Black Francis na inocência dos seus 14 anos tornou-se na mais conhecida dos Pixies, muito contra a vontade de uma banda, embaraçada pela cheesyness da canção. Mas o grupo é bem mais que "Here Comes Your Man", é verdade, mas se um single pop foi o preço a pagar para que o quarteto chegasse aos nossos ouvidos, então valeu bem a pena! O grupo passa por Portugal em 2019, com um álbum novo no bolso, e Doolittle passa por cá no próximo Domingo em jeito de celebração dos 30 anos do disco 

AB

Ruído AlternativoDomingo22h-24h na Tejo FM (emissão online aqui).

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