quinta-feira, janeiro 25, 2018

Colecção RA: The Cranberries - "No Need To Argue" (1994) & Ozzy Osbourne - "Blizzard Of Ozz" (1980)

E como quem não quer a coisa (expressão que diz tudo e nada diz), Janeiro de 2018 está a chegar ao fim. E com este chegaram, infelizmente, mais notícias tristes... falamos, naturalmente, da morte de vários músicos, dos mais diversos quadrantes, alguns de forma inesperada, como é o caso da vocalista dos The Cranberries.

O Ruído Alternativo não escapa a essa notícia e, em memória da cantora, traz para a edição deste mês da rubrica Colecção RA aquele que é o maior disco da banda irlandesa.

A juntar, e porque nem só de coisas más vive esta rubrica, trazemos o príncipe das trevas que parece estar cá para durar. Ozzy Osbourne toca na época festivaleira em Portugal, em nome próprio, motivo para recordarmos a sua estreia a solo.

Em baixo, detalhamos um pouco mais sobres as razões que levam estes dois discos a entrarem na Colecção RA.

1ª parte:

15 de Janeiro de 2018, Dolores O'Riordan está em Londres (Inglaterra) para mais uma pequena sessão de gravações e, a meio da tarde, é lançada a notícia sem que ninguém esperasse: morreu a vocalista dos Cranberries, num hotel londrino. Aos 46 anos, subitamente, desaparece o rosto da banda irlandesa - uma banda que marcou a década de 1990 e a adolescência de toda uma geração. Foi nesses anos que o grupo se afirmou e que trouxe hinos para esse lato universo que é rock alternativo. "Dreams", "Linguer", "Ode To My Family" ou a gigante "Zombie" são alguns dos clássicos que marcam uma época, que muito beneficiaram da exposição que a MTV, e todos desta banda da Irlanda. Quanto a Dolores, durante o hiato dos Cranberries apostou numa carreira a solo, com dois discos editados, e esteve ainda ao lado de um ex-Smiths, Andy Rourke, nos D.A.R.K., que lançaram um disco em 2016. Com os seus eternos Cranberries deixa seis discos de originais e a saudade dos grandes anos '90.

CM

The Cranberries

2ª parte:

É verdade: Ozzy Osbourne prepara-se para a despedida dos palcos e a sua última digressão passa em Julho pelo nosso país. No entanto, não há motivos para alarme: esta digressão que começa em Maio só termina em 2020 e o músico até admite fazer mais concertos, embora as grandes digressões tenham mesmo com os dias contados. Na sequência desta visita a Portugal, chega à Colecção RA o disco de estreia a solo do príncipe das trevas, Blizzard Of Ozz de 1980, fruto de uma época em que Osbourne pensava que a sua carreira tinha acabado. Despedido dos Black Sabbath pela porta pequena e depois de levar uma série de "nãos" do guitarrista Gary Moore, ele e a sua futura esposa e empresária, Sharon, montaram uma das mais longínquas carreiras em nome próprio do mundo do rock com um disco que fez Ozzy Osbourne conquistar os Estados Unidos. Um trabalho para ouvir e conhecer ao longo da próxima emissão do Ruído Alternativo.

AB

Ozzy Osbourne

Ruído Alternativo: Domingo22h-24h na Tejo FM (emissão online aqui).

Sem comentários:

Enviar um comentário