sábado, outubro 28, 2017

Antevisão/Destaques: Programa 342

Outubro chega ao fim e dá lugar ao regresso da rubrica Colecção RA, um habitué aqui pelo Ruído Alternativo. Nesta emissão ouvimos e falamos dos pormenores de mais dois discos, incluídos nesta emissão na sequência dos desaparecimentos do ícone Tom Petty e do fundador dos Marilyn Manson, Daisy Berkowitz. Em baixo levantamos um pouco o véu sobre estes dois trabalhos. 

---

(1979) Tom Petty And The Heartbreakers - Damn The Torpedoes

São muitas as razões para olhar e ouvir de novo Damn The Torpedoes, mas enumeramos aqui só algumas: três milhões de cópias vendidas, só nos Estados Unidos da América, tripa-platina nesse país e é também, acima de tudo, o LP que serviu para a afirmação de Tom Petty e os seus Heartbreakers. Terceiro na carreira do grupo, este trabalho seria marcado por uma disputa entre Petty e a MCA Records - que rapidamente foi resolvida -, mas também por dois temas que criaram a grande história de uma banda com 40 anos. São estes "Refugee" e "Don't Do Me Like That", sucessos aos quais se viriam a juntar mais "uma dúzia" de êxitos igualmente grandes - eufemismos à parte. A juntar há ainda um número dois na tabela norte-americana durante sete semanas, só ultrapassado por outro gigante da época, The Wall dos Pink Floyd. Este é, por isto tudo e muito mais, o disco de excelência da carreira de Tom Petty And The Heartbreakers que se confirmou igualmente como um dos grandes álbuns da história rock. "Malditos torpedos"?!, não!... Maldita vida!, sim, essa que é curta de mais...
CM

---

(1994) Marilyn Manson - Portrait Of An American Family

Falando directamente, Portrait Of An American Family acaba por soar um pouco datado quando colocado ao lado do seu sucessor, a ópera rock Antichrist Superstar. Se voltarmos a questão ao contrário, e tivermos em atenção que muitos dos temas nele incluídos datam de 1990 e 1992, chegamos à conclusão que as canções são bem diferentes da música rock mainstream da época. Já aqui Marilyn Manson pensava num fio condutor para os seus discos, neste caso o conceito do entretenimento dado pelos pais aos seus filhos e "as verdades" que lhes são escondidas. A prova definitiva que os Manson eram uma banda revolucionária chegaria dois anos mais tarde, mas toda uma ideia (que englobava a teatralidade em cima de palco e o colocar do dedo na ferida) nasciam com este trabalho. O conceito da banda, esse, fora criado por dois jovens adultos que viam o mundo à sua volta de uma forma diferente e que ficariam conhecidos como Marilyn Manson e Daisy Berkowitz. Com a morte do guitarrista, Portrait Of An American Family entra na colecção de discos do Ruído Alternativo em modo de homenagem.

AB

---

Ruído Alternativo: Domingo22h-24h na Tejo FM (emissão online aqui).

Sem comentários:

Enviar um comentário