sexta-feira, novembro 25, 2016

Colecção RA: R.E.M. - "Out Of Time" (1991) & Soundgarden - "Badmotorfinger" (1991)

18 de Novembro passado foi o dia marcado para a reedição de dois discos que fazem este ano 25 anos de vida. Falamos de Out Of Time dos R.E.M. e de Badmotorfinger dos Soundgarden que foram lançados originalmente em 1991. Domingo no Ruído Alternativo vamos ouvi-los e conhecemos a sua história.

---

Em 1991 o R.E.M. lançaram aquele que seria o seu primeiro disco com impacto internacional depois de terem conquistado os Estados Unidos da América a cada novo disco. É em Out Of Time que está a eterna "Losing My Religion" que os pôs nos ouvidos e nos olhos do mundo, num trabalho que faz um quarto de século este ano. Para prenda de Natal há inéditos, raridades, um concerto ao vivo [raridade à época para a banda uma vez que fez uma longa pausa em tours de promoção], há imagens e até entrevistas com os músicos de um grupo que cresceu a pulso e que se agigantaria na alternativa década de '90. Domingo viajamos com Michael Stipe e companhia no seu rock alternativo que quebrou barreiras estilísticas e não se ficou pelas guitarras, baixo e bateria.

CD

R.E.M.

---

Mil novecentos e noventa e um fica marcado como um ano de ouro para a produção musical, com lançamentos de maior importância vindos de diversos estilos e expressões. Foi também o ano em que o som de Seattle começou a emergir da cena underground para se tornar num colosso. A esta edição da rubrica que fecha o mês de emissões de Ruído Alternativo trazemos também Badmotorfinger, disco dos Soundgarden que foi lançado sob a sombra de Nevermind dos Nirvana e Ten dos Pearl Jam. A banda, que até assinou um contrato com uma major três anos antes da banda de Kurt Cobain, viu ainda assim o seu trabalho reconhecido com excelentes críticas ao seu original som e com vendas que de forma alguma os podem envergonhar. Um grande disco de rock pesado para ouvir na próxima emissão.



AB



Soundgarden

Ruído AlternativoDomingo22h-24h na Tejo FM (emissão online aqui).

Sem comentários:

Enviar um comentário