sábado, junho 27, 2015

Colecção RA: Placebo - "Placebo" (1996) & Mata-Ratos - "Rock Radioactivo" (1990)

Estamos no final de mais um mês e o Ruído Alternativo vai fechar Junho com mais dois discos essenciais em qualquer colecção de rockColecção RA, este Domingo, dia 28 de Maio, com os discos Placebo (1996) dos Placebo e Rock Radioactivo (1990) dos Mata-Ratos.

---

Placebo, Without You I’m Nothing, Black Market Music, Sleeping With Ghosts e Meds são os discos em revista na fornada de reedições em vinil que os Placebo preparam para os próximos tempos. No último dia de Julho próximo vem aí a primeira destas: Placebo de 1996, estreia absoluta em LPs do trio britânico que nasceu dois anos antes para combater aquilo que dizem ser um denominador comum no rock da altura: "demasiado machismo". A imagem, como rapidamente todos perceberam, até mesmo antes da edição do primeiro álbum, foi algo que trouxe aos Placebo uma marca distinta, numa época em que no Reino Unido se vivia o furor da britpop. A colagem ao glam era inevitável, mas a carreira posterior da banda veio a revelar um caminho diferente, mais alternativo e até experimental. A matéria da primeira parte da próxima edição da Colecção RA, já amanhã à noite na Tejo FM, será este Placebo (1996), momento singular e superior na carreira dos Placebo pela sua abordagem ao punk, com muita melodia e uma lírica directa aos adolescentes mais fora do comum, e pelo sucesso alcançado (o maior em toda a sua discografia). Daqui saíram cinco singles [!] logo à estreia e igualmente cinco hinos para o rock mais alternativo e depressivo - para além das bases de mais qualquer coisa a descobrir no próximo programa do Ruído Alternativo, onde não esquecemos os grandes discos.


---

Com raízes na segunda vaga de bandas do punk nacional, os Mata-Ratos começaram a construir a reputação que os viria a perseguir logo ao primeiro concerto em 1982. A banda foi expulsa de palco pela primeira de muitas vezes e o concerto acabou em carga policial. O percurso foi duro, marcado pela repulsa que o grupo criava quer nas editoras (até nas independentes) e nos promotores de concertos. É então ao lado de bandas míticas do punk português como Crise Total e Kú De Judas que começam a organizar os próprios concertos e acabam por entrar no famoso concurso de bandas do Rock Redez-Vous. Como eram a única banda que enchia o espaço naquele concurso do ano 1989, foram acolhidos no seio da EMI - Valentim de Carvalho e em 1990 gravaram e lançaram o seu disco mais mítico: Rock Radioactivo. Para sempre ligados à história do rock nacional ficaram temas deste disco como "Xavier", "A Minha Sogra É Um Boi", "Armando É Um Comando" ou "CCM". A editora acabaria por não aceitar os temas futuros da banda, devido ao seu tom provocatório, e a banda regressaria logo depois ao underground, onde continuam a ser uma banda de culto. 25 anos e muitas entradas e saídas de membros depois, Rock Radioactivo chega a mais uma Colecção RA do Ruído Alternativo, na qual entramos a fundo na música e história dos Mata-Ratos que preparam revisitações a alguma da matéria dada.


Sem comentários:

Enviar um comentário