quinta-feira, março 26, 2015

Colecção RA: The Jesus And Mary Chain - "Psychocandy" (1985) & Patti Smith - "Horses" (1975)

Março a findar e, como já é habitual cá no burgo, há nova Colecção RA a fechar o mês. Os próximos dois discos a entrar nesta emissão especial são dois álbuns que já estavam na calha há algum tempo, mas, devido à actualidade noticiosa, só agora é que entram nesta colecção. Colecção RA: para ouvir neste Domingo, dia 29 de Março, com os discos dos Psychocandy (1985) dos The Jesus And Mary Chain e Horses (1975) de Patti Smith.


---

Eles tomaram de assalto o rock alternativo e independente do início de década de 80 e em 1985 editaram a estreia Psychocandy - um disco que enfrentou os já muito popularizados electro-pop e synthpop. Aqui, abriram toda uma nova vaga de bandas e inauguraram um género para a posteridade: o shoegaze. O ruído e o feedback começam a ser parte importante neste 'novo rock' dos "despenteados" The Jesus And Mary Chain que este ano continuam a levar a 'meio mundo' a performance na íntegra deste álbum. Em Março do ano passado voltaram a ter como aliado o seu primeiro manager (Alan McGee) e em Novembro anunciaram uma tour pelo Reino Unido que logo nesse mês teve início. Em 2015 continuam a haver datas para este regresso ao passado e ao primeiro capítulo dos Jesus And Mary Chain e até Portugal foi contemplado com Psychocandy Live. A 11 de Julho o Palco Heineken dos NOS Alive'15 será o local onde Jesus destilarão muito barulho e criarão o caos, e no próximo Domingo, na primeira hora do Ruído Alternativo, é este o disco a ouvir! Toda a história de uma banda abrasiva que, à estreia e sem aviso, colocou o ruído na ordem dos dias do rock. [PS.: a foto em baixo foi tirada em Portugal em 1985 - os The Jesus And Mary Chain vieram na altura a Lagos gravar o videoclip para "You Trip Me Up", tema presente neste disco.]




Horses, o álbum de estreia de Patti Smith, estava destinado a tornar-se um clássico. Antecâmara da explosão da revolução punk que estava para chegar e factor chave da eclosão de uma cena punk nova-iorquina, este disco reuniu algumas das figuras de proa da era que ficou conhecida como "pós-Zeppelin/pré-Pistols". Com o fundador dos Velvet Underground, John Cale, na cadeira de produtor, participaram ainda em Horses nomes como Tom Verlaine dos Television e Allen Lanirer dos Blue Öyster Cult. No Inverno de 1975 a cantora dava a conhecer a sua poesia ao mundo numa estreia auspiciosa que vamos passar em revista no próximo Ruído Alternativo. A 5 de Junho no NOS Primavera Sound Patti Smith leva Horses, na integra, ao palco do festival nortenho no Porto.


Sem comentários:

Enviar um comentário